Luanda - Angola, na qualidade de Presidente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), orientou, esta quinta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), uma reunião de concertação dos Estados Membros, sobre a situação política na Guiné-Bissau, após a tentativa de golpe de Estado.
A reunião, realizada a margem da quadragésima sessão ordinária do Conselho Executivo dos Ministros da União Africana, foi presidida pelo ministro das Relações Exteriores angolano, Téte António.
Durante o encontro, os Estados Membros da CPLP condenaram a tentativa de golpe de Estado e unanimemente expressaram a sua solidariedade e apoio para com o Governo e Povo da Guiné-Bissau.
De realçar que Angola, na qualidade de Presidente da CPLP, condenou veementemente a tentativa da tomada do poder pela força na Guiné-Bissau.
Na quarta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, telefonou ao seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, manifestando a sua solidariedade e encorajamento, na sequência dos últimos acontecimentos ocorridos em Bissau.
São membros da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
A sede do Secretariado Executivo da organização localiza-se em Lisboa, Portugal.