Luanda - Angola está a congregar esforços para alcançar o desenvolvimento sustentável e consolidar a paz, solidariedade e fraternidade entre todos, afirmou este domingo, em Cracóvia, Polónia, o embaixador angolano neste país, Manuel Pedro Chaves.
Para o diplomata que discursava na cerimónia alusiva ao 49º Aniversário da Independência Nacional, "não é ainda a Angola que foi sonhada, mas temos a certeza, desde que foram enterrados o machado e as armas de guerra, estabelecida a paz no dia 4 de Abril de 2002" as coisas continuam a caminhar para este desiderato.
Segundo uma nota de imprensa, Manuel Chaves salientou que os angolanos alcançaram a paz e a estabilidade por via do diálogo, independentemente da filiação partidária, etnia, credo religioso, género, raça ou extracto social.
No seu discurso, no acto onde participaram dezenas de angolanos residentes na Polónia, o embaixador destacou o Corredor do Lobito e o Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto como feitos importantes para o desenvolvimento do país.
Fez igualmente referência ao programa de formação de quadros, da construção e reconstrução de infraestruturas escolares, hospitalares, aeroportuárias, pontes estradas e a revitalização da agricultura, pecuária, entre outros.
Na ocasião, foram agraciados com diplomas de mérito alguns membros da comunidade angolana que se destacaram em diversas áreas de actividade e em prol do desenvolvimento comunitário, tendo culminado com degustação da culinária típica angolana e abrilhantado com música da terra, tocada por DJ’s nacionais. VIC