Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, mostrou-se esta segunda-feira, em Luanda, convicto de que o diálogo aberto, entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda, será capaz de garantir os entendimentos entre as partes.
O chefe da diplomacia angolana falava na abertura 6ª Reunião Ministerial sobre a Situação de Segurança e de Paz no Leste da RDC.
Na sua alocução, o ministro Téte António saudou a presença dos homólogos e desejou sucessos, tendo em conta os esforços do Presidente angolano, João Lourenço, para o alcance da paz e segurança na região.
As delegações estrangeiras são chefiadas por Thérèse Wagner, ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Francofonia da RDC e por Olivier Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Rwanda,sob facilitação angolana.
Esta Reunião Ministerial Tripartida visa analisar o "Relatório dos Peritos sobre o Conceito de Operações (CONOPS)" e consequentemente, trabalhar nas questões securitárias pendentes, contidas no Projecto de Acordo de Paz, proposto pelo facilitador.
A 30 de Julho passado, Angola anunciou que a RDC e o Rwanda chegaram a um acordo para um cessar-fogo, decisão que surge depois de uma reunião em Luanda. VIC