Luanda - Angola tem potencial no ramo da polícia para integrar missões de manutenção de paz, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, o subsecretário-geral das Nações Unidas para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o comandante-geral em exercício da Polícia Nacional, comissário–chefe Domingos Ferreira de Andrade, o diplomata ao serviço da ONU manifestou o desejo do reforço da cooperação, assim a participação das forças de defesa e segurança nacionais em missões de manutenção de paz em várias regiões do mundo.
“É neste sentido que, durante o encontro, analisamos as perspectivas de intensificação do trabalho comum e a possibilidade do desdobramento da polícia de Angola, com vista a contribuir na melhoria da eficácia das missões de manutenção de paz”, salientou.
Por seu turno, o comissário–chefe Domingos Ferreira de Andrade garantiu que a Polícia Nacional está preparada para integrar missões de manutenção de paz da ONU.
“A corporação possui vasta experiência, razão pela qual tem participado em missões de paz a nível da SADC”, acrescentou.
A República de Angola, em matéria de missões de paz, tem participado com meios militares e forças no terreno, apenas em países da África Austral e Central, no âmbito das União Africana e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), sob a égide da ONU.