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Angola solicita financiamento da China para Metro de Superfície de Luanda

     Política              
  • Luanda • Sexta, 15 Março de 2024 | 10h37
Presidente João Lourenço em visita de estado na China
Presidente João Lourenço em visita de estado na China
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Beijing​ (Da enviada especial) - O Presidente da República, João Lourenço, solicitou esta sexta-feira, em Beijing​, financia​mento da China para o projecto de construção do Metro de Superfície​, por uma empresa chinesa, para ligar Cacuaco ao Benfica, passando pela Baixa de Luanda.

De acordo com o estadista, que falava durante um encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, Luanda está com uma população estimada em 12 milhões de habitantes e, como era de esperar, com graves problemas de mobilidade urbana. 

​Por isso, referiu, Angola gostaria de ver ​financiado o projecto de construção do Metro de Superfície por uma empresa chinesa, para ligar Cacuaco ao Benfica, passando pela Baixa de Luanda.

Lembrou, no entanto, que o projecto​ é autossustentado, não constituindo, por isso, qualquer constrangimento no seu reembolso e no serviço da dívida do país. 

M​etro de Superfície de Luanda

​O projecto do Metro de Superfície de Luanda começou com um Memorando de Entendimento assinado, em 7 de Fevereiro de 2020, no quadro da visita que a então chanceler alemã, Angela Merkel, efectuou a Angola.

​O orçamento inicial da construção do Metro de Superfície de Luanda está no valor de três mil milhões de dólares e Angola teria uma participação na ordem dos 30 por cento, cabendo a outra parte aos agentes privados interessados em participar do projecto.

A linha do Metro de Superfície vai ter uma extensão de 149 quilómetros e cobrir os eixos principais de Luanda, isto é, do Porto de Luanda e Cacuaco, Avenida Fidel Castro Ruz-Benfica, Porto de Luanda-Largo da Independência e Cidade do Kilamba-Largo da Independência.

O Metro de Superfície de Luanda, que numa primeira fase vai ligar a Centralidade do Kilamba ao Porto de Luanda, oferece benefícios na requalificação urbana da capital do país. 

A Linha Amarela, a primeira a ser construída, vai sair do Kilamba, passando pelo traçado BRT, Estádio 11 de Novembro, Sapu, Estalagem, Grafanil, Estrada de Catete, Unidade Operativa até à Tourada. Deste ponto vai prosseguir até à zona do Aeroporto, descendo para o Prenda até ao Zamba 2. Daí segue para a Nova Marginal até chegar ao Porto de Luanda.

A Linha Vermelha será instalada no separador central da Avenida Fidel Castro Ruz, numa rota de aproximadamente 60 quilómetros, de Cacuaco para o Benfica, enquanto a Linha Verde vai ligar Cacuaco ao Porto de Luanda. A Linha Azul vai sair do Zamba 2, conectar com a Linha Amarela, passando pela Nova Marginal, até ao Benfica​.

O Presidente João Lourenço está na capital da República Popular da China, desde quinta-feira, à frente de uma delegação ministerial que vai discutir os novos termos da cooperação bilateral. 

Durante três dias, as delegações de Angola e da China vão reavaliar os instrumentos reitores da cooperação bilateral e identificar novas áreas para a parceria estratégica fora do domínio do petróleo, a maior moeda de troca de Angola.

​Depois do encontro com o primeiro-ministro​ Li Qiang​, João Lourenço, reuniu-se com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento), Zhao Leji​.

​Entretanto, para hoje está reservado o ponto mais alto da visita, designamente o encontro entre Jo​ão Lourenço e Xi Jinping.

 Os dois Presidentes vão testemunhar, depois, a assinatura de um conjunto de instrumentos jurídicos destinados a reforçar a cooperação entre os dois países, finalizando a jornada de hoje com um jantar em honra à visita do Presidente da República de Angola. ​FMA/VIC/ADR 

 





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