Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola/China: Novos "ventos" na cooperação 

     Política              
  • Luanda • Terça, 12 Março de 2024 | 13h08
Presidente de Angola, João Lourenço, com o seu homólogo da China, Xi Jinping
Presidente de Angola, João Lourenço, com o seu homólogo da China, Xi Jinping
Joaquina Bento - Arquivo

Beijing (Da enviada especial) - Angola e China darão, est​e fim-de-semana, mais um passo rumo à consolidação da cooperação bilateral, no quadro da visita de Estado do Presidente João Lourenço a este país. 

O Chefe de Estado angolano realiza uma missão de três dias  às terras do "gigante asiático", com foco no aprofundamento das relações económicas e empresariais, que se pretendem mais "vibrantes".

Com esta visita, os dois países terão a chance de avaliar a eficácia dos acordos existentes e projectar novas áreas de investimento, envolvendo, sobretudo, o sector privado.

Durante os três dias de visita, o ponto mais alto será um encontro com o Presidente Xi Jinping, no primeiro dia, para abordar a estratégia futura das relações bilaterais.

Do vasto programa que João Lourenço cumprirá em terras chinesas consta ainda a participação num fórum de negócios, em que o tema investimento em Angola estará no centro dos debates.

Com um stock avaliado em 18.410,2 milhões de dólares, correspondente a 37,27% do total da dívida pública externa de Angola (avaliada em cerca de 49.387,7 milhões de dólares até ao terceiro trimestre de 2023), a China segue como maior credor de Angola, apesar dos esforços do Governo para reduzir a dívida.

A visita de João Lourenço à República Popular da China constitui ​ uma nova janela para a atracção de novos investidores chineses, que podem aproveitar a melhoria do ambiente de negócios, em Angola, para diversificar os seus investimentos.

Espera-se, com essa missão de Estado, que os dois países encontrem plataformas de entendimento ajustadas à realidade dos respectivos povos, capazes de proporcionar vantagens mútuas e diversificar a cooperação existente. 

Actualmente, as relações de cooperação entre os dois países têm o seu quadro jurídico assente num Acordo Geral que opera nos mais variados domínios da vida económica e social, com forte presença nas áreas de formação de quadros, no caso da construção e apetrechamento do Centro Integrado de Formação Tecnológica e da Academia Diplomática Venâncio de Moura, assimo como bolsas de estudo para os jovens angolanos.

Angola e China são parceiros estratégicos, com relações político-diplomáticas e de cooperação que conhecem um assinalável incremento desde 2000, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial. 

Desde 2007, Angola é o maior parceiro comercial da China em África, com um volume de negócios que regist​ou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares norte-americanos.

Em 2017, o valor das trocas comerciais com o gigante asiático ascendeu, no primeiro trimestre, para 61,32 por cento, ou seja, para 5,55 mil milhões de dólares norte-americanos.

No final de 2018, a China aprovou uma nova linha de financiamento de dois mil milhões de dólares norte-americanos.

Angola recuperou, em 2022, a posição de segundo maior parceiro da China em África, perdida em 2020, e o volume comercial entre os dois países foi de mais de 22 mil milhões de dólares norte-americanos, de Janeiro a Novembro de 2022. 

Este volume representa um aumento acima de 26 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Embaixador da China em Angola.

A Missão Diplomática chinesa ressalta que, em 2022, as exportações angolanas para a China foram mais diversificadas em relação aos anos anteriores, porque, para além do petróleo, Angola exportou café, frutas, minerais metálicos e rochas ornamentais.

Segundo dados disponíveis, as empresas chinesas construíram em Angola por volta de ​três mil quilómetros de caminho-de-ferro, 20​ mil de estrada, 100​ mil fogos de habitação social, 100 escolas, 50 hospitais, e muito mais.

As obras concluídas e ainda em execução incluem a Barragem de Caculo Cabaça, o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, as centralidades do Kilamba e do Dundo, o Caminho-de-Ferro de Benguela, a Central Térmica do Soyo, entre outros.

A China tem apoiado activamente o desenvolvimento de Angola e fornecido assistência através de vários projectos de doação, tais como o CINFOTEC Huambo, o Hospital Geral de Luanda, o Centro de Demonstração de Tecnologias Agrícolas no Mazozo e a Academia Diplomática Venâncio de Moura”.

A China organizou formações para mais de ​três mil  funcionários angolanos nos campos do comércio, da agricultura, saúde, comunicação social e polícia, enviou cinco equipas médicas, compostas por 70 médicos, que receberam quase 400 mil pacientes angolanos, forneceu centenas de bolsas de estudo para angolanos, e ajudou a formar talentos em várias indústrias. FMA​/VIC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+