Luanda - Angola caminha para a auto-sustentação alimentar, pois diariamente está aumentar a sua produção agrícola e consequente reserva ao excedente, disse esta quarta-feira, em Luanda, o ministro da Agricultura, António Francisco de Assis.
De acordo com o governante, em declarações à imprensa, depois da mensagem sobre o Estado da Nação do Presidente da República, João Lourenço, as perspectivas para a presente campanha agrícola (2024/2025), aberta sexta-feira última no Bengo, são excelentes, entretanto a meta é a satisfação das necessidades da sociedade.
“Nas principais zonas agrícolas do país, estamos a semear bem. As últimas colheitas de produtos do campo também estão a ser feitas com bons resultados”, assinalou.
Apontou progressos significativos a nível do país, sublinhando que actualmente a produção de alimentos está a ser feita em grande escala em todas as províncias do país, embora ainda não ser o suficiente.
Na óptica do titular do Ministério da Agricultura, todo o trabalho do Executivo culmina no bem estar das populações e a comida na mesa dos cidadãos passa necessariamente pelo sector agrícola.
Para a presente época agrícola, a capital do país, Luanda, tem preparada uma área de mais de 40 mil hectares para o cultivo de produtos diversos, com realce para o arroz e a soja, numa campanha que vai envolver mais de 86 mil famílias.
Durante a campanha agrícola 2023/2024, o sector da agricultura cresceu 6.6 por cento, em todo o país, representando um aumento de um por cento, se comparado ao ano anterior (2022/2023) em que atingiu 5.6 por cento.AFL/VIC