Malanje - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, anunciou, esta sexta-feira, em Malanje, que Angola vai assumir, em Abril, a presidência do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) para um mandato de um ano.
Falando durante um encontro com o vice-governador de Malanje para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, no âmbito de uma visita de controlo e ajuda ao Gabinete de Apoio aos Deputados do Círculo Provincial, Carolina Cerqueira informou que a passagem de pastas da Zâmbia, que assume actualmente a presidência rotativa, para Angola, vai decorrer durante a 15ª sessão plenária, prevista para Abril deste ano, em Luanda.
A líder do parlamento angolano disse que a assumpção da presidência é um feito satisfatório para o país e resulta das acções desenvolvidas ao nível da região.
O FP-CIRGL é uma organização interparlamentar que reúne Parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, Congo, República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.
O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, em seguimento da assinatura do Acordo Interparlamentar.
O órgão é constituído pela Assembleia Plenária, Mesa da Assembleia Plenária, Conferência dos Presidentes, Comité Executivo, Comissões e Secretariado-Geral.
Angola foi oficialmente convidada para membro do Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos em Janeiro de 2013 e aderiu ao órgão em Novembro de 2014.
No termo do encontro com o vice-governador, a presidente instou os deputados do círculo provincial de Malanje a prestarem maior atenção aos problemas das populações e remetê-los ao parlamento, para que este órgão faça advocacia junto do Executivo para a resolução dos mesmos.PBC