Luanda - O embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, assumiu a presidência do Grupo de embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), neste país da América Sul.
De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada da Angola, Florêncio de Almeida substitui o seu homólogo de Cabo Verde, José de Oliveira, após cumprimento do seu mandato.
Uma cerimónia formal de passagem de pastas marcou a transição da Presidência do Grupo de Embaixadores da CPLP no Brasil.
O Grupo de Embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, tem uma Presidência rotativa e actua em conjunto, de forma cada vez mais significativa e influente, no quadro da concertação política e cooperação nos domínios social, cultural e económico.
A CPLP foi criada no dia 17 de Julho de 1996, em Lisboa (Portugal), no decorrer de uma Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos Países que partilham a língua portuguesa.
Fazem parte da comunidade Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Principe e Timor Leste.