Luanda – O embaixador cessante de Angola na Nigéria, Eustáquio Quibato, e o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama, passaram em revista as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, que datam de 1975.
No encontro, as duas entidades abordaram a necessidade de incentivar as companhias dos dois países a operarem nos mercados da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A informação vem expressa numa nota da Embaixada de Angola naquele país, a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira, adiantando que no encontro foi também abordado aspectos sobre a estabilidade política na África Ocidental, Central e Austral.
O documento refere que Eustáquio Quibato e Geoffrey Onyeama também falaram sobre as parcerias estratégicas, o intercâmbio desportivo, o desenvolvimento tecnológico e de infra-estruturas.
Na ocasião, o embaixador Eustáquio Quibato considerou excelentes as relações políticas e diplomáticas entre os dois países, tendo sublinhado o facto de os dois Estados partilharem desafios bilaterais e multilaterais nos organismos regionais e internacionais.
O ministro Geoffrey Onyeama desejou ao embaixador Eustáquio Quibato, que cessou funções na Nigéria, sucessos na nova missão.
Eustáquio Quibato vai assumir as mesmas funções na embaixada de Angola na República da Guiné.
As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Os dois países mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes. FMA/AL