Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola advoga valorização dos jornalistas

     Política              
  • Luanda • Terça, 03 Setembro de 2024 | 00h23
Embaixador de Angola na Etiópia Miguel Bembe
Embaixador de Angola na Etiópia Miguel Bembe
DR

Luanda  - Angola defendeu, segunda-feira, em Addis Abeba, a valorização dos jornalistas que trabalham em situações de conflito armado em África.

A posição foi manifestada pelo embaixador de Angola na Etiópia Miguel Bembe, durante a 1230ª reunião do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana, realizada em formato virtual.

O diplomata angolano sublinhou que o país recomenda a criação de redes de apoio aos profissionais da comunicação social que trabalham em contextos hostis, que proporcionem não só protecção física, mas também apoio psicológico e jurídico e a implementação pelos Estados-Membros de leis que protejam os jornalistas, garantindo a sua segurança e liberdade de imprensa, alinhadas com padrões internacionais.

Considerou que a situação dos jornalistas durante os conflitos armados em África é particularmente precária e alarmante. 

“Os conflitos, sejam eles étnicos, políticos ou ligados a questões de recursos, criam um ambiente extremamente perigoso para os profissionais da comunicação social”, pontualizou.

Sugeriu a realização de programas de treinamento para jornalistas sobre segurança em áreas de conflito armado, em colaboração com organizações internacionais de protecção à imprensa, e de acções de formação para militares sobre a importância da protecção dos profissionais da imprensa.

Acrescentou ser necessário a criação de mecanismos para monitorar e denunciar ameaças ou ataques a jornalistas, estabelecendo canais seguros para comunicá-los e fortalecendo a promoção de uma cultura de respeito pelos direitos humanos e o estabelecimento de parcerias com organizações internacionais para garantir recursos e suporte técnico em prol da segurança dos profissionais da comunicação social.

Neste contexto, apelou aos Estados-Membros para compartilharem melhores práticas e desenvolver estratégias conjuntas de protecção dos jornalistas e de viabilização da informação à população em tempos de conflito armado.

Alvitrou igualmente a promoção de amplas campanhas públicas de consciencialização sobre o papel vital dos jornalistas e a importância do acesso à informação durante os conflitos armados e a relevância da liberdade de imprensa como um pilar da democracia e da paz duradoura.

Reiterou que o acesso à informação é um direito fundamental que não deve ser restringido, em período de conflito ou de paz, e realçou a importância do papel dos jornalistas em períodos de guerra, representando “os olhos e os ouvidos da comunidade internacional, as testemunhas dos acontecimentos multifacetados que se registam no nosso continente”.

O Embaixador Miguel Bembe referiu que os jornalistas desempenham um papel crucial como guardiões da verdade de uma sociedade cada vez mais livre e democrática e que o seu trabalho permite documentar os factos, informar o público e dar voz àqueles que são silenciados. 

“Quando os jornalistas, por sua vez, são mantidos no silêncio, toda a sociedade é afectada”, afirmou.

A reunião de hoje, dedicada à protecção dos jornalistas e ao acesso à informação em situações de conflito armado em África, foi presidida pelo Embaixador Churchili Ewumbwe-Monono, Representante Permanente da República dos Camarões, país que assume a presidência do CPS neste mês de Setembro, tendo contado com a participação do Comissário para os asssuntos políticos, paz e segurança da União Africana, Bankole Adeoye.

A 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou, em 2013, o 2 de Novembro como o Dia Internacional para Acabar com a Impunidade dos Crimes contra Jornalistas (IDEI).

Este ano, para comemorar a efeméride, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a União Africana decidiram realizar uma Conferência Mundial, a decorrer nos dias 6 e 7 de Novembro, na sede da organização continental, em Adis Abeba, Etiópia, tendo como tema “Segurança dos Jornalistas em Crises e Emergências.

ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+