Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola adere ao Mercado de Transportes Aéreos da UA

     Política              
  • Luanda • Sexta, 09 Fevereiro de 2024 | 09h05
Angola depositou na UA a  Carta de Adesão à Declaração Solene ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África
Angola depositou na UA a Carta de Adesão à Declaração Solene ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África
DR

Luanda - Angola depositou quinta-feira, na União Africana (UA) a Carta de Adesão à Declaração Solene ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África, em cerimónia realizada na sede da organização continental, em Adis Abeba (Etiópia).

Entregue pelo embaixador de Angola na Etiópia e representante Permanente Junto da UA e UNECA, Miguel César Bembe, a carta de adesão foi assinada pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aos 29 de Setembro de 2023, nos termos da Constituição da República de Angola.

O diplomata angolano declarou que ao proceder ao depósito do referido instrumento legal Angola torna-se no 37º Estado-Membro a concluir este procedimento, e reafirmou o forte compromisso do país com uma África mais integrada e interligada e como um actor global forte e influente.

“Angola considera a liderança, o compromisso político, a participação equitativa e inclusiva, a capacitação dos cidadãos e a revitalização do planeamento estratégico como factores absolutamente essenciais para moldar o futuro de África e assegurar o sucesso dos objectivos ambiciosos do continente africano”, afirmou.

Realçou que as opções da Estratégia de Desenvolvimento a Longo Prazo (Angola 2050), documento estratégico orientador de todo o Sistema Nacional de Planeamento, valoriza a domesticação dos principais compromissos assumidos pelo Estado angolano nos planos regionais, continentl e internacional, através dos planos nacionais de desenvolvimento, na ordem de 70 por cento.

Acrescentou que existe em Angola um forte e saudável alinhamento dos órgãos de soberania com os processos de desenvolvimento nacional, no quadro do princípio de interdependência, tendo a Assembleia Nacional aprovado a Declaração Solene ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África, através da Resolução no 18/23, de 4 de Setembro.

o embaixador disse que é neste quadro que os deputados à Assembleia Nacional foram unânimes em reconhecer as inúmeras vantagens que o Mercado Único de Transportes Aéreos trará aos Estados-Membros, nomeadamente novas rotas, voos mais frequentes, melhores ligações e preços mais baixos, impulsionando, assim, a circulação regional de mercadorias e promovendo a mobilidade dos cidadãos.

Acrescentou que se trata de um grande contributo que aumentará, certamente, o número de passageiros e gerar um efeito positivo directo e indirecto no comércio, viagens de negócios e turismo, criação de empregos e melhoria do Produto Interno Bruto (PIB).

Reafirmou o compromisso de Angola de dar continuidade ao legado dos pais fundadores da União Africana, através da implementação dos projectos que consolidem a apropriação do destino do continente e reforcem a posição e competitividade nos assuntos globais.

Por sua vez, a comissária da União Africana para Infra-estruturas e Energia, Amani Abou-Zeid, enfatizou a importância da implementação da decisão sobre a criação do Mercado Único de Transportes Aéreos em África, adoptada pela 24ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da UA, realizada aos 31 de Janeiro de 2015, em Adis Abeba.

Dentre os objectivos do Mercado Único de Transportes Aéreos em África, destaca-se a conectividade em todo o continente, rumo ao desenvolvimento sustentável das indústrias da aviação e do turismo, com imensa contribuição para o crescimento económico, criação de emprego, prosperidade e integração de África. FMA/ADR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+