Luanda - A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, avaliou, segunda-feira, em Nova Iorque, a situação prevalecente na República Centro Africana (RCA) com a ministra dos Negócios Estrangeiros deste país, Sylvie Mbaipo.
Durante o encontro, que decorreu à margem da III Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre o Combate ao Terrorismo, as duas entidades trocaram impressões sobre a reunião do Conselho de Segurança da ONU, que aborda, esta terça-feira, a crise na RCA, bem como aspectos relativos à cooperação entre os dois países.
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), defende o fim do embargo de armas à RCA e pede mais apoio internacional à paz e segurança, bem como a neutralização das forças dissidentes no país.
O Conselho de Segurança impôs um embargo de armas geral e completo à República Centro Africana e estabeleceu um Comité encarregue, entre outras questões, de supervisionar a implementação do regime de sanções, que expira a 31 de Julho do corrente ano. FMA/VM