Luanda - Angola e Portugal abordaram na sexta-feira, na capital angolana, questões relacionadas com o desenvolvimento das relações bilaterais.
O assunto esteve à mesa durante uma audiência do ministro das Relações Exteriores, Tete António, ao secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André.
Durante o encontro, as duas individualidades falaram sobre a situação dos instrumentos jurídicos existentes entre os dois Estados, e passaram em revista questões da agenda regional e internacional.
Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976. Os dois estados cooperam, entre outros, nos ramos da diplomacia, economia, da educação, do ensino, da investigação científica.
Dados disponíveis indicam que Angola e Portugal assinaram pelo menos 35 instrumentos jurídicos de cooperação, com destaque para as áreas da agricultura, educação, saúde, formação, ambiente, energia, justiça, defesa, petróleo e segurança.
A visita de trabalho do secretário de Estado português termina no dia 11 do corrente mês.
Ainda hoje, o ministro Tete António abordou com a Embaixadora do Reino do Marrocos, Saadia El Alaqui, questões ligadas à cooperação bilateral, nos domínios político e económico.
Durante a audiência concedida pelo ministro, as partes trataram assuntos de interesse comum, com particular destaque para o reforço da cooperação nos mais variados domínios.
Os dois países têm analisado, a nível de conferências internacionais, oportunidades de cooperação em programas de alterações climatéricas, para a preservação dos solos e redução do efeito estufa.
Para intensificar as trocas económicas e culturais entre Angola e Marrocos, no quadro da cooperação Sul-Sul, empresários dos dois países criaram em 2007 a Associação de Amizade Marrocos-Angola (AMA).