Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AN recomenda incremento do programa de combate à seca

     Política              
  • Luanda • Quarta, 14 Julho de 2021 | 19h38
Sessão de trabalho na Assembleia Nacional (arquivo)
Sessão de trabalho na Assembleia Nacional (arquivo)
Clemente dos Santos

Luanda - Os deputados à Assembleia Nacional (AN) encorajaram o Executivo a incrementar o plano de contingência de combate à seca no sul do país e o programa de transferências directas de rendimentos para as famílias carenciadas.

A recomendação vem expressa no Relatório Parecer Conjunto sobre a Execução Trimestral do Orçamento Geral do Estado (OGE) do IV Trimestre de 2020, aprovado esta quarta-feira, na especialidade, pelas comissões competentes do Parlamento.

O Projecto de Resolução do Relatório de Execução do OGE vai à votação final na reunião plenária ordinária do Parlamento, agendada para o dia 21 deste mês.

As comissões de Economia e Finanças, Assuntos Constitucionais e Jurídicos e de Administração do Estado e Poder Local recomendaram ainda o Executivo a melhorar os instrumentos para avaliação positiva e transparente das contas públicas.

Consideraram necessário que o Governo priorize as acções para a implementação dos programas de reforma e modernização da justiça e de reforço do combate aos crimes económicos, financeiros e à corrupção.

Na óptica dos deputados, o Executivo deve também continuar a dinamizar a actividade do sector não petrolífero e confereir maior nível de arrecadação das receitas fiscais não petrolíferas, mas sem ferir os objectivos de racionalização e eficiência da política das despesas públicas.

Encorajaram, também, o Executivo a prosseguir com o processo de adequação da actual estrutura macroeconómica ao regime cambial flexível em vigor, sob pena de sobrevalorizar a moeda nacional e reduzir drasticamente o nível das reservas internacionais líquidas.

O relatório destaca, também, a necessidade do Executivo continuar com a implementação do Programa de apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Exportações (PRODESI), de modo a mobilizar um maior nível de arrecadação de receitas não petrolíferas.

Os deputados recomendaram ainda o Executivo a priorizar a conclusão das obras existentes e a reabilitação dos principais eixos rodoviários, no âmbito da execução do Programa de Investimentos Públicos (PIP), bem como presseguir com as medidas excepcionais de prevenção e controlo da Covid-19.

A AN procedeu à revisão do OGE 2020 de KZ 15.970.605.826.135,00 (quinze biliões, novecentos e setenta mil milhões, seicentos e cinco milhões, oitocentos e vinte seis mil e cento e trinta e cinco kwanzas), para KZ 13.455.305.790.365,00 (treze biliões, quatrocentos e cinquenta e cinco mil milhões, trezentos e cinco milhões, setecentos e noventa mil e trezentos e sessenta e cinco kwanzas).

Em consequência, ouve uma redução do Orçamento Geral do Estado (OGE) em 15, 75 por cento e um défice orçamental de 1,4 biliões de kwanzas.

Segundo o relatório de balanço de Execução do IV trimestre do OGE 2020 revisto, as despesas com o sector social registaram uma execução de 54 por cento e uma participação de 37 por cento sobre a despesa total realizada.

Já as despesas ligadas aos assuntos económicos registaram uma execução de 57 por cento e uma participação de 20 por cento sobre a despesa global realizada.

As despesas com a Defesa, Segurança e Ordem Pública tiveram uma execução de 51 por cento e uma participação de 29 por cento sobre a despesa global realizada, contra os 48 por cento das despesas com os serviços públicos e uma participação de 13 por cento sobre a despesa global realizada.

Conta Geral do Estado

A 1ª, 2ª e 3ª comissões da AN aprovaram o Relatório Parecer Conjunto, na especialidade, da Conta Geral do Estado do Exercício Fiscal 2019 e da Proposta de Lei de Alteração da Lei da Aviação Civil.

O Relatório, aprovado com 35 votos a favor, quatro contra e nenhuma abstenção, contém 16 recomendações para a melhoria da ação governativa, e  será votado na 12ª reunião plenária ordinária da Assembleia Nacional do dia 20 deste mês.

Esta é a segunda vez que uma Conta Geral do Estado (CGE) será apreciada pelo plenário da AN. A CGE do exercício de 2011 foi o primeiro instrumento do género apreciado, em 2013, pela Assembleia Nacional.

O documento compreende as contas de todos os órgãos da Administração Central e Local do Estado e dos Serviços, Institutos Públicos e Fundos Autónomos, bem como da Segurança Social e dos Órgãos de Soberania.

O Tribunal de Contas envia à AN o parecer sobre a Conta Geral do Estado juntamente com o relatório anual, que deve conter uma síntese das deliberações jurisdicionais referente ao exercício financeiro em causa e propõe medidas a adoptar para melhorar a gestão financeira dos recursos públicos.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+