Luanda – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta segunda-feira, o compromisso da Casa das Leis em continuar a contribuir para a promoção da cultura de paz, da segurança, da democracia, da boa governação e do fortalecimento das instituições democráticas.
Em mensagens enviadas aos seus homólogos do Sudão do Sul e de Cabo Verde, no quadro dos aniversários das independências nacionais celebrados nos dias 5 e 9 deste mês, respectivamente, Carolina Cerqueira frisa que se trata de pressupostos importantes para o Estado Democrático de Direito.
Carolina Cerqueira augura que, no futuro, se possa continuar a promover as boas relações entre as respectivas instituições.
Na sua mensagem ao homólogo do Sudão do Sul, a responsável destaca a recente visita a Angola, por, no seu entender, ter permitido o estreitamento da cooperação entre os dois Parlamentos e o compromisso de conjuntamente se contribuir para a paz na Região dos Grandes Lagos e do Continente Africanos em geral, com uma intervenção dinâmica e solidária na promoção da diplomacia parlamentar e acção humanitária.
Já em relação a Cabo Verde, cujo país celebrou o 48º aniversário da Independência Nacional, Carolina Cerqueira recordou a ratificação do acordo, na recente visita efectuada à cidade da Praia.
Conforme a responsável, o acordo servirá de instrumento para reforçar a estratégica cooperação e a materialização dos objectivos comuns e contribuirão para o reforço da diplomacia parlamentar e acção humanitária em vários domínios, sobretudo no apoio e solidariedade com as populações mais vulneráveis e vítimas de conflitos armados, que ainda grassam na região africana.
“A recente visita realizada a Cabo Verde comprovou, mais uma vez, a solidez dos laços de amizade, de solidariedade e de compromisso entre os nossos Parlamentos a favor da paz, da prosperidade e o desejo de bem comum para as nossas populações, que nobremente representamos”, lê-se na mensagem.
Carolina Cerqueira aproveitou para reiterar o compromisso do Parlamento angolano no reforço das históricas relações parlamentares, são fortalecidas com acções e iniciativas comuns, que irão permitir, de forma legítima e eficaz, a materialização de novas áreas de actuação, impulsionando maior dinamismo através de uma sistematização mais holística dos desafios do actual contexto geopolítico regional e mundial. VM