Luanda - A Assembleia Nacional (AN) está a preparar as condições para acolher, em Outubro do ano em curso, a 147ª Assembleia Geral da União Inter-Parlamentar (UIP).
Para o efeito, a AN criou, esta terça-feira, uma comissão a ser coordenada pela Presidente do hemiciclo, Carolina Cerqueira, tendo como coordenadora adjunta a deputada Idalina Valente, enquanto o deputado Kilamba Van-dúnem é o coordenador do Secretariado Executivo, integrando ainda a 2ª vice-presidente da NA, a deputada Arleth Chimbinda.
A organização deste evento tem como base um acordo assinado entre a AN e o Secretariado da UIP, em Março de 2023, Manama, capital do Reino do Bahrain, onde as partes comprometem-se a promover o intercâmbio por meio da solidariedade, concertação e diálogo, a favor do bem-estar e da melhoria das condições sociais das populações.
Na altura, Carolina Cerqueira assumiu a responsabilidade e o compromisso da AN, mais uma vez, dignificar o país, realizando um evento que represente o peso do parlamento angolano na conjuntura regional e internacional, um parlamento forte, democrático, sensível ao género, engajado na defesa da ecologia e, sobretudo, que responda aos anseios, preocupações e sonhos dos angolanos.
Conforme Carolina Cerqueira, estavam a ser criadas as condições humanos, materiais e técnicas, com um quadro humano dinâmico, participativo e engajado e de deputados que vão mostrar a experiência de organização.
A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM