Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AN deve elevar solidariedade institucional 

     Política              
  • Luanda • Quinta, 19 Dezembro de 2024 | 17h04
Cumprimentos de fim de ano da Assembleia Nacional
Cumprimentos de fim de ano da Assembleia Nacional
DR

Luanda - A Assembleia Nacional (AN) continuará a ser a guardiã do Estado democrático de direito e deve elevar a solidariedade institucional com os demais órgãos de Soberania, respeitar o decoro e a ética republicana.

 

A afirmação é da presidente do parlamento angolano, Carolina Cerqueira, esta quinta-feira, em Luanda, durante os cumprimentos de fim de ano na AN.

Para a parlamentar a "Casa das Leis" tem a missão de promover o pluralismo, de respeitar a diversidade, bem como de tornar o Estado mais inclusivo e participativo, em prol do bem estar das populações.

Acentuou que os deputados devem deixar um legado às futuras gerações com lições indeléveis sobre o valor da unidade na diversidade para a construção de uma Pátria una, próspera e solidária.

Lembrou que o voto é a demonstração inequívoca de que a liberdade de expressão deve ser respeitada e não desvirtuada, apelando o respeito pela diferença, pela ordem democrática, pelos princípios republicanos e de dignidade.

Carolina Cerqueira garantiu que é sobre este ideal que a AN tem desenvolvido a sua acção, quer ao nível das deputações, audições e outras formas de exercício da função parlamentar.

Encorajou os deputados a continuarem a apoiar as iniciativas a favor de um parlamento aberto aos cidadãos, através da realização de encontros, seminários, colóquios sobre temas da actualidade como igualdade do gênero, educação para a paz, mudanças climáticas, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Fóruns parlamentares 

Por outro lado, anunciou que no próximo ano Angola vai assumir a presidência do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos durante a 15ª Sessão Ordinária que terá lugar em Luanda.

Informou que o país participará pela 1ª vez como membro de pleno direito na reunião da Associação dos Parlamentos da Francofonia e na 2ª Conferência de Mulheres Presidentes a nível mundial, bem como na conferência Global de Mulheres Parlamentares.

A AN, salientou, continuará nestes fóruns a advogar a necessidade de uma agenda internacional e regional sobre a paz, estabilidade e segurança e que a mulher tem o papel determinante como guardiã da paz.

 "A Assembleia Nacional continuará a participar nas reuniões estatutária das organizações internacionais e regionais de que é membro", referiu.

Modernização tecnológica 

A presidente da AN confirmou a aposta na inovação, a desmaterialização e modernização tecnológica da Assembleia Nacional.

Explicou que continua a ser uma das principais metas ao nível dos serviços administrativos, reiterando o compromisso com a formação dos funcionários e agentes parlamentares para dar resposta aos desafios actuais do desenvolvimento tecnológico global, no estreito respeito dos direitos fundamentais da pessoa humana e da ética. 

Na sua intervenção, deixou uma palavra especial sobre a reforma dos serviços administrativos da Assembleia Nacional.

"Começamos com a aprovação da Lei Orgânica n.º1/24 de 19 de Setembro – Do Funcionamento dos Serviços da Assembleia Nacional", avançou.

A deputada destacou que o referido documento obriga a AN a apostar na formação contínua dos funcionários e agentes parlamentares nos mais variados domínios do saber humano, com a criação de novas áreas.

 "Assumimos estes desafios e vamos capacitar os nossos quadros olhando para experiência de outros parlamentos e buscando o know how necessário para a melhoria dos nossos trabalhos", deu a conhecer.

Desejou festas felizes e mais determinação em 2025 com vista a continuarem "os trabalhos nesta ingente e honrosa missão de representar, servir e defender os mais nobres interesses do povo angolano". VIC





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+