Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AN com foco na agenda da paz e da estabilidade

     Política              
  • Luanda • Quinta, 08 Junho de 2023 | 19h24
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
DR

Luanda – A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), que o parlamento angolano está a priorizar a agenda da paz, da estabilidade, da segurança e da promoção e preservação da cultura da paz, como base no desenvolvimento e justiça social.

Conforme carolina Cerqueira, que discursava na Cimeira de Mulheres líderes Políticas, a AN tem promovido debates a alto nível e com a sociedade civil a favor da promoção da paz, da igualdade do género, denunciando a violência contra as mulheres e as meninas.

Carolina Cerqueira deu conta que, por meio da diplomacia parlamentar, são evidentes as iniciativas a favor da paz na Região dos Grandes Lagos, onde a situação de conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC) é preocupante.

“É intensa a intervenção dos parlamentares a favor da paz e da estabilidade na região, através de um diálogo permanente e a deposição das armas por parte das forças rebeldes, cujas acções militares têm provocado crimes desumanos contra populações civis indefesas, crimes transfronteiriços e a violação permanente dos direitos humanos”, asseverou a líder parlamentar.

A responsável adiantou que a Assembleia Nacional (AN) está a acompanhar, igualmente, a situação de instabilidade no norte de Moçambique, com as mulheres parlamentares a jogarem um papel importante em defesa da paz, da protecção das vítimas dos conflitos e na denúncia das consequências dos mesmos no aumento da fragmentação da estabilidade social e familiar, prejudicando, sobretudo, o crescimento seguro e saudável das crianças e o futuro dos jovens, particularmente das jovens raparigas, vítimas de violência física e sexual, vítimas de casamentos forçados e destituição dos seus direitos e liberdades fundamentais.

Para Carolina Cerqueira, o reforço da solidariedade entre as instituições, o entendimento e a amizade entre são fundamentais para que as mulheres possam ser as geradoras e promotoras de mudanças a nível local e global a favor da paz, da reconciliação e da construção de um mundo melhor.

A acção das mulheres políticas do mundo, disse, deve fazer sentir-se a favor dos direitos das mulheres, da não violência, para denunciar a discriminação política, económica e social, na adopção de políticas a favor da igualdade e impulsionar iniciativas legislativas que garantam mais oportunidade de acesso à educação, à tomada de decisão nos vários domínios, o bem-estar e a prosperidade das famílias.

“O futuro deve ser de paz, de desenvolvimento duradouro e de justiça, de integração e de inclusão social, respeitando os direitos fundamentais da pessoa humana e oportunidades iguais para homens e mulheres”, defendeu Carolina Cerqueira.

Na sua óptica, as mulheres são o suporte fundamental de sociedades democratas e defensoras intransigentes da justiça e da lei.

“Em Angola, o activismo feminino é dinâmico e são encorajadores os avanços da mulher na política. Temos um parlamento unicameral que conta com a representação de 5 partidos políticos e que é composto por 38% de mulheres num universo de 220 deputados. O nosso Parlamento reflecte a diversidade e o equilíbrio geracional e do género”, frisou.

A missão, asseverou, é continuar a denunciar os obstáculos que impedem o total e livre exercício da liberdade das mulheres, impulsionar iniciativas para a educação permanente das jovens, contribuir para promover oportunidades iguais a todas as mulheres, mais solidariedade, e sobretudo mais reconhecimento do importante papel a favor de um futuro melhor.

A  Cimeira Anual da "Women Political Leader" (WPL) decorreu de 7 a 8 deste mês, em Bruxelas (Bélgica), com foco na partilha de experiências entre mulheres líderes de todo o mundo e de análise aos avanços e desafios no sentido de reforçar a equidade, a participação e as oportunidades no feminino a nível global. VM

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+