Luanda - A Assembleia Nacional (AN) procedeu, esta segunda-feira, a avaliação do grau de preparação da 147.ª Assembleia da União Interparlamentar ( UIP), a acontecer, em Luanda, entre 23 a 27 de Outubro do corrente ano.
Durante a reunião, orientada pela Presidente da AN, Carolina Cerqueira, os coordenadores das Sub Comissões da Comissão Organizadora passaram informações detalhadas relativas ao
processo de candidaturas ao cargo de presidente do órgão, o estado de preparação do evento e questões técnicas.
De acordo com a Presidente da AN, Carolina Cerqueira, até ao momento, apresentaram a sua candidatura o Senegal, o Zimbabwe, o Malawi e a Tanzânia.
Segundo os estatutos da UIP qualquer país pode candidatar- se até às vésperas da Assembleia Geral.
O princípio da rotatividade recomenda que África deverá ter preferência na corrida da próxima presidência da organização parlamentar.
Até à data a presidência da UIP é assumida pelo deputado Duarte Pacheco, da Assembleia da República Portuguesa, que termina o seu mandato em Outubro próximo, com a eleição do novo presidente.
Angola será o primeiro país africano a acolher uma assembleia-geral da UIP, com cerca de 1.500 deputados de todo o mundo.
A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM