Luanda – O relatório parecer conjunto que aprova a ratificação por Angola do acordo de adesão à Africa Finance Corporation foi aprovado, na especialidade, com 23 votos a favor, sem nenhum contra ou abstenção.
De acordo com o redactor, Felino Job, o acordo tem como objectivo dar resposta às necessidades de investimento em infra-estrutura nos sectores dos transportes, logística, energia, minas e petróleo.
Por outro lado, com a adesão de Angola à Africa Finance Corporation, o Estado terá igualmente acesso a diversos serviços e benefícios que incluem o desenvolvimento de projectos, aconselhamento financeiro e investimento de capital, bem como facilidade de acolhimento ao sector privado.
Disse ainda que vai permitir o aprofundamento da cooperação bilateral entre o país e a instituição financeira, aumento do limite de exposição do país e oportunidade de gerar dividendos em dólares por cada subscrição de capital da Africa Finance Corporation.
Fez saber que a África Finance Corporation já participou no projecto Sonangol Capex, que resultou no financiamento de despesas operacionais no valor de 45 milhões de dólares.
Disse ainda que a instituição tem em carteira para financiamento cerca de oito projectos de Angola, em fase de preparação e de desenvolvimento, no valor de 150 milhões de dólares.
A África Finance Corporation, referiu, é um parceiro ideal que complementaria o esforço do Executivo no que respeita à diversificação da economia tendo em conta que a sua carteira de projectos em preparação está alinhada com os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.
A África Finance Corporation é uma instituição financeira continental que foi estabelecida em 2007, maioritariamente privada, tendo como objectivo a respecta às necessidades de investimentos em infra-estruturas africanas. MGM/SC