Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AN aprova projecto de institucionalização das autarquias

     Política              
  • Luanda • Quinta, 23 Maio de 2024 | 17h54
Reunião Plenária da Assembleia Nacional
Reunião Plenária da Assembleia Nacional
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A Assembleia Nacional (AN) aprovou esta quinta-feira, na generalidade e por unanimidade, o Projecto de Lei da Institucionalização Efectiva das Autarquias.

O Projecto de Lei, de iniciativa legislativa do Grupo Parlamentar da UNITA, obteve 170 votos a favor, nenhum contra e sem abstenção.

A deputada Mihaela Weeba, que apresentou o documento no hemiciclo, deu conta que o país está à espera que se chegue à plataforma de entendimento para que as autarquias locais sejam efectivamente institucionalizadas em todo território nacional.

Por seu turno, o deputado João Azevedo Martins, do MPLA, disse que o seu partido, imbuído de um espírito de elevada maturidade política, viabilizou o projecto de Lei apresentado pela UNITA, apesar de ter detectado dispositivos susceptíveis criar um "vazio institucional e uma situação perigosa como a de criar expedientes ad hoc".

Segundo o deputado, a posição do MPLA de aprovar o documeto tem como base a orientação do seu líder, o Presidente João Lourenço, no sentido de se acelerar a aprovação do pacote legislativo autárquico.

Outro factor foi a leitura feita ao desempenho eleitoral do MPLA nas últimas eleições gerais de 2022, em que saiu vitorioso em 143 dos 164 municípios do país.

Essa percepção faz com que o partido trabalhe afincadamente para alargar a vantagem obtida a nível dos municípios, cuidando, através dos órgãos competentes, da criação de condições organizativas, executivas e legislativas para a institucionalização efectiva das autarquias, concluiu.

Proposta do Executivo

O Executivo apresentou também a sua proposta sobre a Institucionalização das autarquias, que vai à votação, na generalidade, na sexta-feira.

A proposta do Executivo, apresentada hoje ao hemiciclo pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, visa estabelecer as normas sobre a institucionalização das autarquias e as medidas de transição entre a administração local do Estado e a administração autárquica.

O diploma determina os actos e as formalidades para a institucionalização das autarquias e os actos que devem ser executados para assegurar uma transição responsável e eficiente para autárquicas capazes de salvaguardar a unidade nacional e o desenvolvimento equilibrado e harmonioso do país.

Este diploma já havia entrado no Parlamento na legislatura anterior, quando foi aprovada, apenas na generalidade, tendo caducado por força do regimento e costume parlamentar.

Esse costume determina que as propostas e projectos de lei que durante a legislatura anterior não tiveram votação final global caducam com o decurso da legislatura seguinte.

O Pacote Legislativo Autárquico conta já com 10, dos 13 instrumentos jurídicos que vão regular o exercício do poder autárquico no país, no quadro do projecto de implementação das autarquias em curso.

Trata-se da Lei dos Símbolos das Autarquias Locais; Lei Orgânica que Aprova o Estatuto dos Eleitos Locais; Lei sobre os Actos e Formulários dos Órgãos das Autarquias Locais; Lei do Regime das Taxas das Autarquias Locais; Lei do Regime Financeiro das Autarquias Locais; Lei Orgânica sobre as Eleições Autárquicas; Lei sobre o Regime Geral da Cooperação Interautárquica; Lei Orgânica sobre a Organização e Funcionamento das Autarquias Locais; Lei da Transparência de Atribuições e Competências do Estado para as Autarquias Locais; e a Lei da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais.

Os diplomas, promulgados pelo Presidente da República, definem o quadro geral de atribuição de competências da função autárquica, composição e funcionamento, assim como os princípios e regras.

Aos 10 instrumentos jurídicos vão juntar-se mais três, designadamente o Projecto de Lei sobre a Institucionalização das Autarquias; a Proposta de Lei que Aprova o Estatuto Remuneratório dos Titulares dos Órgãos e Serviços das Autarquias Locais e a de Lei Orgânica da Guarda Municipal. DC/SC

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+