Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

 Alto Zambeze com novo administrador municipal

     Política              
  • Moxico • Terça, 09 Julho de 2024 | 18h48
Director Provincial dos registos no Moxico, Henriques Cholimba Mateus
Director Provincial dos registos no Moxico, Henriques Cholimba Mateus
Kinda Kyungu/ANGOP

Luena - O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, nomeou, nesta terça-feira,  Henriques Cholimba Mateus como novo administrador municipal do Alto Zambeze, em substituição de Esmael Quintas Keshipoco, que administrou a circunscrição num período de um ano  e meio.

Henriques Cholimba Mateus,  exonerado do cargo de  Director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, tornou-se o quinto administrador municipal do Alto Zambeze, nos últimos seis anos.

O novo gestor terá como principal desafio o de melhorar as condições sociais dos mais de 100 mil habitantes daquele que é considerado como o maior município da província e do país, de forma geral, com 48 356 km², principalmente no acesso à água, corrente eléctrica, e aumento de salas de aulas. 

Intermediar a conclusão  das obras de projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), cuja execução foi inúmeras vezes descrita pelo seu antecessor como "insatisfatório" será a principal batalha do novo inclino.

A região conta 13 projecto inscritos na carteira iniciada em 2019, entretanto, apenas seis foram concluídos, tratando-se de pequenos sistemas de água e duas escolas de sete salas de aulas.

Informações obtidas pela ANGOP, apontam que alguns empreiteiros paralisaram as obras,alegando o "desajustamento do orçamento inicial", face à distância da circunscrição em relação à capital da província (519 quilómetros), associado ao custo inflacionado dos materiais de construção.

O município do Alto Zambeze, o maior do país, tem uma carteira do PIIM avaliada em mil milhões de kwanzas destinados aos sectores da energia, água, educação, saúde,saneamento básico e estradas.

A municipalidade debate-se igualmente com o elevado grau de degradação das vias de acesso , situação que retarda o seu crescimento, apesar das obras de construção da Estrada Nacional 250 em curso, que ligará este município com o Luau..

A região está localizada a leste da cidade do Luena e tem uma população estimada em 145 mil e 330 habitantes, segundo a projecção do Instituto Nacional de Estatística (INE) para 2023, distribuídos em seis comunas, designadamente Cavungo, Macondo, Caianda, Calunda, Lumbala Caquengue, Lóvua, para além de Cazombo (sede).

Num outro despacho, o governador Muangala nomeou Esmael Quintas Keshipoco, para exercer o cargo de o cargo de Director do Gabinete Provincial Para o Desenvolvimento Económico Integrado, em substituição de Tsouka Henriete Miséria Dias, essa gestor que agora passa a desempenhar as funções de Assessora do Vice-Governador  para o Sector Político, Social e Económico.

Ernesto Muangala  exonerou e fez novas nomeações de chefes de departamentos e administradores comunais. TC/YD





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

SIC detém seis cidadãos por diversos crimes

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 16h00

FAS disponibiliza KZ 21 milhões para cooperativas agrícolas

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 16h00

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+