Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Alteração da divisão administrativa dominou noticiário político

     Política              
  • Luanda • Sábado, 23 Dezembro de 2023 | 14h13
Presidente João Lourenço orienta Reunião do Conselho da República
Presidente João Lourenço orienta Reunião do Conselho da República
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A decisão do Conselho da República de apoiar a iniciativa do Executivo da alteração da divisão administrativa do país constitui o principal destaque do noticiário político nacional da semana que hoje, sábado, finda.

Caso a proposta venha a ter o “agreement” da Assembleia Nacional, Angola passará a ter duas novas províncias, totalizando 20, em vez de 18, e 325 municípios, ao contrário dos 164 actuais.

Este aumento resultaria da repartição em duas das províncias do Cuando Cubango e do Moxico, dando lugar às províncias de Cuando, Cubango, Moxico e Cassai-Zambeze.

Na semana que finda teve também grande repercussão política a decisão de saída de Angola da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), no quadro da defesa dos interesses nacionais.

Noutros desenvolvimentos, o Presidente da República, João Lourenço, manifestou consternação pelo passamento físico do xeque Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, Emir do Kuwait, e a líder parlamentar, Carolina Cerqueira, lamentou o falecimento da deputada das Ilhas Seychelles, Rosie Bisquet.

Outro dos destaques da semana foi o anúncio da retirada definitiva da UNITA da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos de Angola (CIVICOP).

Para justificar a decisão, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, alegou existência de "desvios"  aos objectivos,  métodos e princípios que deveriam guiar os trabalhos da Comissão.

Esteve ainda em destaque o anúncio da Provedoria de Justiça da recepção, em 2023, de cerca de cinco mil queixas de cidadãos, das quais duas mil foram resolvidas, na sua maioria relacionadas com a morosidade processual dos tribunais, conflitos de terras, dos pensionistas e abuso de poder.

O governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu a instalação de equipamentos tecnológicos modernos ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) para desencorajar os crimes transfronteiriços.

Já o ministro da Relações Exteriores, Téte António, participou em Oran, Argélia, no 10º Seminário Anual de Alto Nível sobre a Promoção da Paz e Segurança em África, onde voltou a defender reformas no Conselho de Segurança da ONU.

Em Addis Abeba, Etiópia, foi aprovada numa reunião ministerial da União Africana (UA) a proposta de Angola de alteração do número 4 do Artigo 22 da Convenção da organização sobre Prevenção e Combate à Corrupção, que visa reforçar a eficácia do Conselho.

O Tribunal Supremo (TS) condenou o sub-comissário Paulo Francisco da Silva a dois anos de prisão, com pena suspensa, por crime de tráfico de armas.

A imprensa também destacou a eleição de José Luís Domingos ‘Zé Luís’ a novo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) para o período 2024-2026.

Foi também anunciado que o Tribunal Supremo (TS) julgou, durante este ano, 448 processos, dos quais 215 foram abrangidos pela amnistia, revelou presidente desta Corte Suprema, Joel Leonardo.

O ministro angolano da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, reconheceu, por ocasião do 32.º aniversário do Exército Nacional, o empenho do ramo na garantia da unidade e reconciliação nacional e da consolidação do Estado democrático de direito.

Foi igualmente anunciado que o Tribunal da Relação do Lubango, que responde pelas províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango, tem preenchido o seu quadro de juízes desembargadores, com a entrada em funções de mais quatro, desde terça-feira, perfazendo agora 17.

O MPLA reuniu por dois dias o seu Comité Central (CC), que recomendou ao Executivo a implementação de acções estratégicas e a priorização de projectos que impactem directamente na vida das populações.

A aposta no trabalho de revitalização das estruturas de base e a realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos dos comités de acção, para dar maior robustez do trabalho político-partidário e maior inserção social dos militantes, constam entre as prioridades do MPLA na província do Cuando Cubango, em 2024.

O grupo parlamentar da UNITA anunciou, no Sumbe, província do Cuanza Sul, as prioridades da agenda parlamentar para 2024, com iniciativas a ser submetida à Assembleia Nacional, na base em cinco eixos fundamentais, que inclui a realização das autarquias locais e o combate à corrupção. JFS/SC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+