Luanda - O embaixador da Alemanha em Angola, Stefan Traumann, manifestou, esta segunda-feira, o interesse no reforço da parceria estratégica com Angola e intensificação da troca de experiências entre os parlamentos dos dois países.
O diplomata, que falava à imprensa no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, considerou fulcral a troca de experiências pelo facto de os parlamentos constituírem representações fundamentais entre os dois países e povos.
Os dois interlocutores afloraram, ainda, sobre o apoio do Governo alemão em projectos como a construção de infraestrutura energéticas (aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabaça), energias renováveis, para além do projecto hidrogénio verde, com participação da Sonangol e de uma empresa alemã.
O diplomata alemão enfatizou que o seu país apoia também projectos em Angola como no agronegócio, construção de hospitais e formação de quadros.
Os dois interlocutores falaram também do papel de Angola na pacificação dos conflitos na região continental, em especial no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Stefan Traumann deu também a conhecer à presidente da AN que o Parlamento alemão se fará representar com uma delegação de alto nível na 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), que irá decorrer em Outubro deste ano, em Luanda.
Angola e Alemanha criaram a Comissão Bilateral, no âmbito da "Declaração Comum de Intenções”, assinada a 8 de Julho de 2011. Trata-se de uma plataforma de troca de opiniões de carácter geral sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.
As partes têm dado sequência ao desenvolvimento das conversações bilaterais, mantidas, principalmente, desde a visita do Presidente João Lourenço a Berlim, em Agosto de 2018, assim como das delegações a Luanda da Comissão dos Assuntos Económicos do Bundestag (Parlamento alemão), em Fevereiro de 2019, e do Presidente do Conselho Federal, em Julho de 2019.
Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979.
Angola e África do Sul estreitam relações
Ainda nesta segunda-feira, o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, recebeu, em audiência, uma delegação parlamentar sul-africana, com quem estabeleceu experiências no domínio parlamentar e da gestão das contas públicas. DC/OHA/ADR