Cuito – As II Jornadas Parlamentares do MPLA, que entraram hoje, terça-feira, no quarto dia, ficaram marcadas com a discussão da Agenda/2050 e do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027.
A Estratégia de Longo Prazo 2050, aprovada no dia 26 de Julho de 2023 pelo Conselho de Ministros, projecta uma prosperidade económica e fortalecimento do capital humano, Desenvolvimento de infra-estrutura moderna e competitiva, economia diversificada e próspera, promoção de um ecossistema resiliente e sustentável, garantia de uma nação justa e com igualdade de oportunidades.
Já o PDN 2023/2027 é um instrumento de planeamento de médio prazo, que assenta em vários eixos, como consolidar a paz e o Estado democrático de direito, prosseguir a reforma do Estado, da justiça, da administração pública, da comunicação social e da liberdade de expressão e da sociedade civil.
Os deputados, que se encontram desde sábado no Bié, abordaram ainda, nesta terça-feira, a Agenda Política do MPLA-2024, sob orientação do presidente do Grupo Parlamentar, Joaquim António dos Reis Júnior.
No final dos debates de hoje, o porta-voz destas II Jornadas, Ribeiro Uefo, sublinhou, em declarações à imprensa, que os parlamentares partem agora para o contacto directo com os cidadãos, nos nove municípios desta província.
Os mesmos serão divididos em grupos de 12 ou 13 deputados.
Ribeiro Uefo acrescentou que, nestas municipalidades do Cuito, Andulo, Cuemba, Camacupa, Cunhinga, Nhârea, Chitembo, Catabola e Chinguar, os representantes do povo na Assembleia Nacional vão também inspeccionar obras ou infra-estruturas erguidas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
As jornadas decorrem desde sábado, mas foram abertas oficialmente nesta segunda-feira pela vice-presidente do partido, Luísa Damião.
No primeiro dia dos debates, os deputados discutiram temas como objectivos e linhas de força da nova Divisão Político-Administrativa e contributo da sociedade civil, autarquias locais- génese, principais funções e modelo de organização, governação autárquica- desafios e oportunidades e legislação autárquica existente e a criar.
O evento decorre sob lema: "MPLA-Servir Povo e Fazer Angola Crescer".JEC/PLB