Luanda - O embaixador da África do Sul em Angola, Oupa Ephraim Monareng, elogiou, esta terça-feira, os esforços do Presidente João Lourenço na procura da paz e estabilização das Regiões dos Grandes Lagos e da SADC.
O diplomata sul-africano expressou tal reconhecimento no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Devido ao seu engajamento para a pacificação no continente, sobretudo no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), o Estadista angolano foi, em 2022, designado pela União Áfricana “Campeão para a Reconciliação e Paz em África”.
Oupa Ephraim Monareng felicitou, igualmente, Angola pelo facto de assumir, em Agosto próximo, a presidência rotativa da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e garantiu o apoio da África do Sul durante a presidência angolana no organismo regional.
O diplomata reafirmou, na ocasião, o compromisso da África do Sul em aprofundar cada vez mais a cooperação com Angola.
Fez saber que, através dos canais diplomáticos, os dois governos estão a trabalhar para que o Presidente João Lourenço possa efectuar, no decurso deste ano, uma visita de Estado à África do Sul.
Conforme o diplomata sul-africano, a data inicial da visita de Estado, que era de 21 de Julho, foi adiada "e isto levou-nos que tivéssemos uma consulta com os ministros das Relações Exteriores de Angola e da África do Sul na última semana".
O embaixador, que considerou históricas as relações entre os dois países, reconheceu a contribuição do povo e do governo de Angola durante a luta do colonialismo e do Apartheid na África do Sul.
Fórum Parlamentar da SADC
O diplomata sul-africano fez saber que o seu país está empenhado na procura de uma data apropriada para assinatura de um tratado que aprova a criação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento regional.
Relações Bilaterais
As relações de cooperação bilateral entre Angola e a África do Sul têm o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica Técnica e Cultural, assinado a 29 de Abril de 1998, em Luanda, aquando da visita do então Presidente sul-africano, Nelson Mandela, ao país.
Para a prossecução dos objectivos definidos pelo referido instrumento jurídico e materialização dos princípios nele estatuídos, foram assinados vários Acordos de Cooperação entre os dois países, dentre os quais o Acordo sobre a criação da Comissão Bilateral, assinado a 20 de Novembro de 2000, em Luanda.
Na base do Acordo Geral de Cooperação, realizaram-se, alternadamente em Luanda e em Pretória, 4 (quatro) sessões da Comissão Bilateral de Cooperação, tendo a 4ª sessão e última sido realizada de 11 a 14 de Julho de 2017, em Luanda.
As relações entre os dois países são consideradas excelentes, baseadas em laços de amizade e solidariedade que remontam os primórdios das lutas de libertação nacional e contra o Apartheid e da manutenção da independência, cujo objectivo final sempre foi a promoção e desenvolvimento do bem-estar social de ambos os países e respectivos povos.
Marrocos assegura apoio técnico da Conferência da UIP
Ainda esta terça-feira, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, diálogou com a embaixadora do Reino de Marrocos acreditada no país, Saadia El Alaqui.
A diplomata disse que no encontro com a sua interlocutora passaram em revista estado das relações bilaterais e de cooperação parlamentar, tendo assegurado apoio técnico do seu país durante a realização da 147ª Assembleia Geral da União Interparlanentar (UIP) que Angola vai acolher este ano.
Angola é o primeiro Estado africano e o segundo de expressão portuguesa, depois do Brasil, a organizar o maior evento dos parlamentos do mundo, para o qual se espera mil e 500 delegados estrangeiros. DC/AL