Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

África pode suprir todas necessidades energéticas- Presidente queniano

     Política              
  • Luanda • Terça, 05 Setembro de 2023 | 07h58
Presidente do Kenya, William Ruto, discusa na Cimeira Africana do Clima
Presidente do Kenya, William Ruto, discusa na Cimeira Africana do Clima
DR

Nairóbi ( Da enviada especial) - O Presidente do Quénia, William Ruto, destacou esta segunda-feira, em Nairóbi, o potencial de recursos renováveis de África que pode suprir todas as necessidades energéticas do continente.

“O continente tem potencial suficiente para ser totalmente autossuficiente com a combinação de energia eólica, solar, geotérmica e sustentável, biomassa e energia hidroelétrica”, destacou o Presidente na abertura da plenária de segmento ministerial da Cimeira Africana do Clima, da qual alberga.

Na verdade, acrescentou o Presidente queniano, África pode ser um centro industrial verde que ajude outras regiões a alcançar as suas estratégias de emissões líquidas zero até 2050.

Olhando para a luz,  presente quase todo ano, tal disponibilidade torna o potencial solar de África particularmente único, perfeitamente adequado às necessidades energéticas industriais – algo que  considera mais desafiador em climas temperados. 

Além disso, a restauração e expansão dos recursos naturais de África os sumidouros de carbono não são apenas um imperativo ambiental, mas sim, uma mina de ouro económico sem paralelo. 

“Eles têm o potencial para absorver milhões de toneladas de CO2 anualmente, o que deverá traduzir-se em milhares de milhões de dólares, melhores meios de subsistência

e milhões de oportunidades em todo o continente”, calculou William Ruto, sublinhando que tal acção concorre ao mesmo tempo para a proteção da biodiversidade.

Para si, os recursos energéticos renováveis ​​de África não são apenas uma necessidade ambiental, mas sim um catalizador final da prosperidade socioeconómica radical. 

Segundo o Presidente, epodem alimentar o desenvolvimento, impulsionar o crescimento económico, criar empregos e tirar milhões de pessoas da pobreza energética – tudo isto ao mesmo tempo que reduz a nossa emissão de carbono pegada, continental e globalmente. 

Rede nacional do Quénia 

A título de exemplo, traz o seu país como uma boa do que é possível, tendo uma rede nacional que opera atualmente a 3 Giga Watts, sendo 92% dessa energia é renovável. 

“ A nossa ambição é audaciosa, mas alcançável: 100% renovável até 2030 e uma rede de 100 Giga Watt, totalmente renovável, até 2040”, destacou Ruto.

Assim, para se colmatar a lacuna de investimento, a fim de permitir ao continente satisfazer as suas necessidades energéticas,  o Chefe de Estado defende a a criação de demanda em escala suficiente para fornecer incentivos para um investimento privado adequado em infra-estruturas energéticas desenvolvidas.

Adição de valor aos minerais

Diante de uma plateia vasta, o Presidente do Quénia mostrou outras oportunidades geoeconomicas sem precedentes para África.

Destacando a intervenção importante de África na extracção de  minerais, lembra que grande parte precisa da adição de maior valor – fundição, refinação, montagem e até mesmo a produção de veículos eléctricos (VE), como acontece em outras geografias.

Ainda com base em cálculos para agregar as várias perspectiva, antevê que até 2025, estima-se que a mineração de minerais essenciais para baterias, como níquel, lítio e cobalto, gere cerca de 11 mil milhões de dólares em valor. 

No entanto, acrescenta, se for dado o próximo passo e  forem envolvidas actividades de valor acrescentado, como a refinação destes minerais em metais de qualidade industrial, esse valor poderá quadruplicar, para 50 mil milhões de dólares.

“ (…) E se considerarmos a cadeia de valor ponta a ponta dos veículos eléctricos, incluindo a bateria e todos os outros componentes, o valor de mercado dispara para surpreendentes sete (7) biliões de dólares”,  aponta, para quem estes números demonstram claramente que África já não pode permitir-se uma “abordagem minimalista de curto prazo baseada nas matérias-primas”. 

Para si, “chegou  a hora de nos libertarmos das amarras da baixa ambição”, apelo o presidente do Quênia, onde é possível a convivência Homem e animal.NE/VM





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+