Malanje- O governo da África do sul pretende construir em Malanje, um monumento histórico em memória aos combatentes do Partido Congresso Nacional Africano (ANC) que participaram na luta de libertação contra o regime do Apartheid nesta região.
Essa intenção foi manifestada hoje, terça-feira, nesta cidade, pelo chefe das Forças de Defesa Nacional da República sul-africana, general Rudzani Maphwanya durante um encontro com o governador provincial em exercício de Malanje, Domingos Eduardo e membros do governo da província.
Precisou que a execução do projecto passa inicialmente por concertação entre os governos de Angola e África do sul, mas poderá ser a médio prazo, visando enaltecer a memória dos militares falecidos e renovar a história e fortificar os laços de amizade entre os dois países.
Por sua vez, o governador provincial em exercício, Domingos Eduardo mostrou-se satisfeito pela intenção do governo sul-africano, em erguer a referida infra-estrutura que vai valorizar os locais e exaltar as figuras dos militares sul-africanos mortos em combate, em Angola.
Para além de Malanje, as tropas sul-africanas combateram também nas províncias de Luanda, Benguela, Cuando Cubango e Uíge.
O general Rudzani Maphwanya chefia uma missão das Forças de Defesa Nacional da África do sul, que iniciou hoje uma visita de trabalho de dois dias a Malanje, visando constatar os locais onde tombaram militares sul-africanos, nos municípios do Quela e Cacuso.
A jornada visa ainda reforçar a cooperação bilateral entre Angola e África do Sul, sendo que a comitiva que já trabalhou em Luanda, permanece no país até ao dia 28 deste mês.