Saurimo - Os administradores municipais das províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico , participam desde hoje , quinta-feira, numa acção formativa sobre gestão de terras e promoção do investimento privados e local, no âmbito da nova divisão político-administrativa.
Promovida pelo Ministério da Administração do Território (MAT), em parceria com a Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas (ENAPP), a formação vai abordar durante sete dias temas como o instrumento de planeamento e ordenamento do território, factores de competitividade e crescimento económico dos municípios.
Os administradores vão igualmente, actualizar conhecimentos sobre os planos de desenvolvimento municipais, regime jurídico do recrutamento, selecção, admissão e disciplina na função pública, ética, transparência e boa governação.
Na abertura, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, realçou que a formação visa elevar o nível de compreensão dos administradores municipais sobre os propósitos da nova divisão político-administrativa, cujo objectivo principal é o de aproximar os serviços e combater as assimetrias.
Segundo o governante, os actuais desafios sociopolíticos exigem uma abordagem cuidadosa, estratégica e colaborativa, com vista a promoção de uma gestão pública mais eficiente e moderna.
Por sua vez, a director regional da ENAPP, Isabel Lemos, apelou aos administradores no sentido de aproveitarem ao máximo a formação, com vista a melhoria da prestação de serviços e gestão administrativa. EM/JW /HD