Saurimo – Treze mil 825 antigos combatentes e veteranos da pátria iniciaram esta segunda-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), a receber cartões de identificação pessoal para garantir acesso às instituições públicas e privadas sem constrangimento, constatou a ANGOP.
Em declarações à imprensa, no acto de entrega dos documentos, o director do gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, António Upite, disse que o gesto se enquadra nas comemorações do Dia Nacional da classe, a comemorar-se hoje (15 de Janeiro).
Sublinhou que os cartões têm como objectivo facilitar o acesso aos serviços públicos, evitando longas filas de espera para tratar qualquer documento, assim como elevar a auto-estima.
Acrescentou que a sua implementação vem dar respostas aos compromissos do Executivo, que se consubstancia na valorização e reconhecimento dos cidadãos que prestaram o seu contributo para a conquista da Independência Nacional.
Por outro lado, António Upite, afirmou que o Governo continuará empenhado para melhorar as condições sociais desse grupo de pessoas, com destaque ao acesso do ensino, assistência médica e medicamentosa, apoio no sector agro-pecuário, entre outros.
Igualmente na melhoria dos subsídios, uma vez que tem sido esta uma das grandes preocupações que apresentam no quotidiano, de modo a contribuir para sua condição social.
O acto foi marcado ainda com a deposição de coroa de flores no busto do Dr. António Agostinho Neto, pelo vice-governador para área de Infra-estruturas, Cláudio Pemessa, em representação do governador Daniel Neto.
O dia 15 de Janeiro, data dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, foi institucionalizado pela lei 26/11 de 14 de Julho. EM/JW/VIC