Malanje - Uma maratona desportiva em alusão ao centenário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a celebrar-se a 17 deste mês, marca as comemorações da efeméride e visa fomentar a prática do desporto.
A jornada aberta terça-feira, inscreve torneios provinciais de judo, xadrez, futebol salão, futebol 11, andebol, basquetebol, atletismo, entre outras modalidades a ser promovidos pelas respectivas associações provinciais em colaboração com o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
As provas decorrerão até sábado (17), nas categorias de masculinos e femininos, com participação de atletas federados e não federados, mas terão pendor recreativo, uma forma de congregar cidadãos de vários estratos sociais, pela causa do desporto e homenagem a figura do nacionalista António Agostinho Neto.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Fernandes Cristóvão disse que actividades do género decorrem em simultâneo nas sedes municipais e comunais da província, no sentido de se exaltar cada vez a figura do então presidente Agostinho Neto.
Precisou que a jornada em saudação ao centenário arrancou em 2021 e decorrerá até ao mês de Novembro e abrange igualmente a inauguração da casa museu de Malanje, residência onde Agostinho Neto morou, que nesta altura recebe obras de requalificação.
A par das actividades desportivas, o programa da efeméride reserva para até ao dia 23 deste mês, ciclos de palestras sobre vida e obra de Agostinho Neto, campanha de sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva, festivais de teatro e de música, excursão turística, entre outros atractivos, envolvendo associações juvenis, culturais, religiosas e entidades privadas e voluntárias.
Principal figura do país do século XX, António Agostinho Neto foi médico, escritor e político angolano, nascido a 17 de Setembro de 1922 e falecido 10 de Setembro de 1979, tendo anteriormente exercido as funções de Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e da República de Angola.