Luanda – O docente Damárcio dos Santos apresenta, sexta-feira, na União dos Escritores Angolano, o livro académico-científico “A Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
O livro, segundo o autor em declarações à ANGOP, aborda as propostas e desafios envolvidos na reestruturação do órgão mais influente da ONU e discute temas como a ampliação do número de membros permanentes e não permanentes, o direito de veto, para além das tensões geopolíticas entre os Estados membros.
A análise inclui propostas para aumentar a representatividade, como a inclusão de países da África, América Latina e Ásia.
De acordo com Damárcio dos Santos, essas discussões reflectem a complexidade de equilibrar interesses regionais e globais, buscando adaptar o Conselho à realidade contemporânea.
Para o autor da obra, a obra é uma referência para quem deseja entender as dinâmicas políticas por trás de uma possível reforma deste órgão central da ONU.
Damárcio dos Santos é especialista em Relações Internacionais, mestre em Globalização e Segurança e formado em Jornalismo.
Coordenou o curso de Comunicação Social do Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) e é articulista em distintos jornais do país, comentador político e docente Universitário.MGM/ART