Harare (Do enviado especial) – O docente universitário angolano Carlos Francisco integra o painel de discussão da Palestra Pública da SADC a ser apresentada, esta quinta-feira, em Harare, no quadro dos preparativos da 44.ª cimeira ordinária deste bloco regional marcada para 17 deste mês.
Sob o lema “Capacitação em pesquisa e ecossistemas de inovação para uma economia industrializada sustentável da SADC”, o evento vai decorrer nas instalações da Universidade do Zimbabwe, na presença de vários convidados, entre académicos e delegados à cimeira regional deste sábado.
Ao académico angolano caberá discorrer sobre “Oportunidades de investimento para a industrialização na SADC”, num painel a ser moderado por Kuzvinetsa Dzvimbo, presidente do Conselho do Ensino Superior do Zimbabwe.
O tema central desta Palestra Pública da SADC para 2024 será apresentado pelo Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, como convidado de honra.
A actividade segue-se à conclusão, quarta-feira, da reunião do Conselho de Ministros da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) que preparou a agenda de trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo.
Durante dois dias, o Conselho analisou os progressos registados na implementação das diversas decisões sobre a integração regional, do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento da SADC (RISDP) e da Estratégia e Roteiro para a Industrialização, entre outros assuntos.
A situação das contribuições dos Estados-Membros, o relatório do presidente cessante do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança estiveram igualmente em análise.
Durante os trabalhos, a delegação angolana foi chefiada pelo ministro das Relações Exteriores e presidente cessante do Conselho de Ministros, Téte António. IZ/ADR