Luanda - O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse esta quinta-feira, em Luanda, que Angola considera o Reino da Arábia Saudita um parceiro importante.
Em declarações à imprensa, depois de um encontro com o secretário de Estado para os Assuntos Africanos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita, Ahmed Kattan, Téte António revelou que foi abordada a possibilidade de abertura de uma missão diplomática angolana naquele país, como forma de ter canais apropriados para o reforço da cooperação.
O ministro indicou que a parte saudita manifestou o desejo de contribuir para o desenvolvimento de Angola, através de investimentos directos.
Sem avançar as áreas para tais investimentos, acrescentou que se vai trabalhar no estabelecimento de projectos que poderão beneficiar de financiamento da Arábia Saudita.
Já o governante saudita, Ahmed Kattan, referiu que nos encontros mantidos com o Presidente da República, João Lourenço, e com o ministro Téte António reconfirmou o desejo do seu país em fortalecer as relações bilateriais e o importante papel que Angola desempenha no continente africano, dos pontos de vista político e económico.
Angola e a Arábia Saudita mantêm relações de cooperação nos domínios político e diplomático, reforçadas em 2019, com a visita a Angola de uma delegação de alto nível daquele país do Médio Oriente.