Luanda - O fortalecimento de conexões e a partilha de conhecimentos para uma diáspora forte e unida foram temas debatidos no 1° Fórum da Diáspora Angolana nos Países Baixos, aberto Sábado (23), em Roterdão, pelo secretário de Estado para as Comunidades Angolanas no Exterior e Cooperação Internacional, Domingos Vieira Lopes.
No seu discurso, o secretário de Estado felicitou o consulado pela iniciativa de carácter inovador e exemplar augurando que seja replicada pelos diferentes postos consulares.
O evento, prosseguiu, representa um marco na promoção de um diálogo contínuo e no fortalecimento das relações entre Angola e seus cidadãos no exterior, reafirmando o compromisso do governo com a valorização e o apoio às comunidades angolanas espalhadas pelo mundo.
Enfatizou a importância do conhecimento e da experiência adquiridos pelos membros da diáspora, afirmando que sua contribuição ao desenvolvimento de Angola não precisa ser limitada ao regresso, mas também pode ser fortalecida por meio de parcerias para atrair investidores e diversificar a economia do país.
Sob a égide do Consulado-Geral de Angola em Roterdão, o evento promoveu vários debates sobre os temas candentes entre a diáspora angolana, tais como a integração social, empreendedorismo, intercâmbio e cooperação académica e preservação cultural, com o objetivo de fortalecer os laços entre Angola e sua diáspora.
A assembleia recomendou a criação de programas de intercâmbio académico, apoio ao empreendedorismo, maior investimento da diáspora em Angola, o fortalecimento das associações da comunidade e maior preservação da identidade cultural, com o objectivo de fortalecer os laços entre Angola e sua diáspora.MR/DP