Saurimo – A elevação do espírito patriótico e deontologia profissional dos efectivos constituem as principais metas do Ano de Instrução e Educação Patriótica 2024/25 da Polícia Nacional (PN), na província da Lunda-Sul, aberto esta terça-feira, no município de Saurimo.
Na ocasião, o delegado do ministério do Interior da província da Lunda-Sul, Mateus André, disse que a elevação da capacidade técnica do efectivo contribui para uma mudança de paradigma laboral no processo de modernização que se pretende na PN.
Sublinhou que a PN é um órgão do sistema de segurança nacional, cujo funcionamento deve conformar-se aos actuais métodos de prevenção e combate a criminalidade a todos seus níveis.
Igualmente a formação dos efectivos equiparando-se aos demais polícias de outras partes do mundo, bem como adequá-la às exigências profissionais da sociedade globalizada, visando dar respostas eficazes e eficientes as mutações sociais.
Nesta senda, acrescentou, que tendo em atenção os desafios operacionais policiais para o ano de 2024, requer uma força policial dotada de competências técnico policial para manutenção da ordem, segurança e tranquilidade pública em estrito a obediência do órgão de tutela.
Disse que urge a necessidade de se definir o sistema de formação profissional dos efectivos da PN da Lunda-Sul, que facilite a organização e estruturação do desenvolvimento de acções formativas, com vista a aumentar os níveis académicos, científicos, técnico-profissional, bem como a execução das atribuições que são acometidas nos termos da constituição da República de Angola.
O ciclo formativo 2024/25, enquadra-se no plano de desenvolvimento da instituição, e tem como objectivo principal proceder a apresentação dos procedimentos, para a operacionalização do ano da Interpol, visando o alinhamento, sincronização das principais acções de treinamento para o ano de 2024.
Sublinhou que isso visa elevar a capacidade e prontidão dos efectivos através de treinamento e formação em diversas matérias do saber policial, criminal, jurídico, psico-social, e outras de interesse ao serviço policial.
Igualmente, adequar o efectivo à dinâmica social da evolução científica e tecnologia para a execução exitosa das tarefas que lhe são consignadas ao serviço policial, harmonizar conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores técnicos profissionais. QB/JW/SC