Caungula – O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Imbamba, afirmou esta quarta-feira, no Caungula, província da Lunda-Norte, que a conquista da paz alavancou vários sectores do país, com realce para as estradas, habitação, saúde e educação.
Em declarações à imprensa, a propósito do 22º aniversário da paz e reconciliação nacional em Angola, assinalado a 4 do mês em curso, sublinhou que os angolanos são chamados a trabalhar para o desenvolvimento do país, com incentivo ao mérito, descobrindo com isso o valor das suas próprias inteligências e capacidade de realização.
Incentivou o Executivo no sentido de continuar a implementar políticas que permitam desenvolvimento harmonioso, para travar as assimetrias regionais.
Sublinhou que o desenvolvimento deve ser fruto de uma justiça social equitativa, que promova, essencialmente, o bem-estar e o progresso das pessoas.
Por outro lado, admitiu que o Executivo angolano fez grandes investimentos para a melhoria das vias de comunicação, realçando as obras de construção e reabilitação das estradas nacionais.
Dom José Manuel Imbamba referiu que o mesmo não se pode dizer em relação às vias secundárias e terciárias, pois há ainda muitos municípios, incluindo comunas, que ainda estão isoladas por causa da degradação das estradas.
Apelou a necessidade de haver uma intervenção urgente nas estradas secundárias e terciárias, com vista à promoção do desenvolvimento nas comunidades rurais. HD