Saurimo – O académico do Instituto Superior Politécnico da Lunda-Sul, Zacarias Sacawanga, considerou esta sexta-feira, em Saurimo, que a cobiça e a ambição estrangeira têm obstaculizado o desenvolvimento rápido e o alcance do bem-estar dos africanos.
O professor universitário teceu tal declaração durante uma palestra com o tema “África, suas ferramentas para o desenvolvimento sustentável”, em alusão ao Dia de África, que se assinala no sábado (25).
Para, esclareceu, África alcançar o desenvolvimento os africanos precisam actuar com maturidade e destreza no alinhamento de políticas direccionadas, para fortificação da paz, dignidade e justiça social.
Sublinhou que o continente africano não pode permitir que seja um corpo onde cada um vem tirar o seu pedaço, mas sim, a vitalidade dos povos e a humildade, devem caminhar firmes na cooperação e intercâmbio com outros países, para atingir o desenvolvimento esperado.
“África tem potencialidades e recursos naturais, revestido de propriedades para ombrear com os demais países do mundo”, afirmou.
O evento promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, foi testemunhado pelo seu responsável Nelson Muiuca, membros do Governo local, estudantes, autoridades religiosas e população em geral.
O Dia da África comemora-se a 25 de Maio, a data foi instituída pela então Organização da Unidade Africana, em 1963.
A data refere-se ao dia em que 32 chefes de Estado africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, no dia 25 de Maio de 1963, com objectivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. QB/JW/VIC