Luanda - A deputada angolana Djamila de Almeida integra o grupo do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) que visitou, na sexta-feira, o campo de refugiados de Nakivale, Sul do Uganda, próximo à fronteira com a Tanzânia.
Os deputados do Fórum Parlamentar da CIRGL, durante a visita, constataram as condições em que se encontram pelo menos 178 mil refugiados, maioritariamente da República Democrática do Congo (RDC), depois de terem mantido uma reunião com os funcionários do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), responsáveis pela gestão do campo de refugiados.
O campo de refugiados de Nakivale foi criado em 1958 e é o 8º maior campo de refugiado do mundo, albergando, principalmente, refugiados da República Democrática do Congo, Burundi, Somália, Ruanda, Etiópia e Eritreia.
Para além desta visita de constatação ao campo de refugiados de Nakivale, a Deputada Djamila de Almeida exerce no Fórum Parlamentar da CIRGL as funções de Relatora da Comissão do Género, Infância e Pessoas Vulneráveis.
A parlamentar encontra-se no Uganda para participar, em Kampala, nos dias 07 e 08 de Agosto de 2023, da 7ª Reunião Estatutária Conjunta da Comissão do Género, Infância e Pessoas Vulneráveis, e da Comissão sobre Questões Humanitárias e Sociais, que será dominada por dois temas principais, nomeadamente, o Casamento Infantil na Região dos Grandes Lagos, e os Desafios dos Refugiados e Deslocados.HEM/PPA