Harare (Do enviado especial) – A 44.ª cimeira ordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) arrancou, este sábado, em Harare, com elogios do secretário executivo da organização aos esforços de Angola para a pacificação e o desenvolvimento económico da região.
Na sua intervenção, Elias Magosi manifestou-se confiante numa resolução pacífica do conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC) no quadro do Processo de Luanda liderado pelo Presidente João Lourenço, enquanto medianeiro mandatado pela União Africana (UA).
Reconheceu igualmente o empenho de João Lourenço na abordagem da situação humanitária na região, realçando a convocação, em Fevereiro e Maio deste ano, de cimeiras extraordinárias em formato virtual na sequência de surto de doenças, incluindo a cólera que atingiu cinco países, no início do ano.
O Botswana, a Africa do Sul, Moçambique, a Zâmbia e a RDC foram os países afectados pela cólera.
A sessão de abertura ficou ainda marcada pelo discurso inaugural do líder namibiano, Nangolo Mbumba, em cumprimento da tradição da SADC que reserva um assento na lista das intervenções de cada cimeira para o Presidente da República que participa no evento pela primeira vez, desde a chegada ao poder. IZ