Luena – (Do Enviado Especial) – A 1ª sessão de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural Moxico (Angola) - Província Ocidental (Zâmbia) inicia hoje na cidade de Mongu, capital dessa região que fica a oeste da Zâmbia, Leste de Angola.
O encontro será aberto pelo governador províncial do Moxico, Ernesto Muangala, e da província Ocidental, o primeiro-ministro (equivalente a governador), Capelua Mbangweta.
Essa 1ª primeira sessão da Cooperação Regional e Intercâmbio cultural, segundo o governador do Moxico, Ernesto Muangala, é uma recomendação dos Presidentes das Repúblicas de Angola, João Lourenço, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, após visita deste último a Angola, feita recentemente.
Espera-se que nesse evento, Ernesto Muangala apresente a realidade sócioeconómica do Moxico, as potencialidades e as áreas abertas ao investimento privado, além das facilidades legislativas económicas adotadas pelo Governo Angolano, nos últimos anos, que incentivam o investimento privado.
Perspectiva-se a abordagem sobre a imigração e segurança fronteiriça, educação, saúde, agricultura, mais concretamente o cultivo do arroz, criação de bovinos, aves, juntando-se, igualmente, estudos para exploração turística.
A cidade capital da província Ocidental, Mongu, dista 600 quilómetros à oeste de Lusaca, capital desse país situado no extremo centro-sul da África.
É habitado por mais de um milhão de pessoas, na sua maioria praticante de uma agricultura de subsistência. Os sinais de desenvolvimento do turismo, a eficácia do sector da saúde, são patentes.
Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira comum de mais de mil quilómetros.