Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vietname exclui activistas políticos dos quase 3.800 libertados no Dia Nacional

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 30 Setembro de 2024 | 09h25
Bandeira do Vietname
Bandeira do Vietname
Divulgação

Hanói - As autoridades do Vietname anunciaram hoje a libertação de cerca de 3.800 prisioneiros na terça-feira, por ocasião das celebrações do Dia Nacional, numa lista que não inclui qualquer activista detido por razões políticas, noticiou o site Notícias ao Minuto.

A amnistia assinada pelo secretário-geral do Partido Comunista Vietnamita, To Lam, exclui pessoas condenadas por "tentativa de derrubar" o Governo, ou "terrorismo", referiu o executivo, num comunicado de imprensa. 

Desde 2009, o país comunista levou a cabo a libertação antecipada de mais de 92 mil prisioneiros, através de amnistias de grande envergadura no âmbito das celebrações nacionais.

Este ano, o indulto beneficia 3.765 detidos, incluindo cerca de 20 estrangeiros, provenientes do Cambodja, China, Islândia e Estados Unidos, entre outros.

De acordo com o portal de notícia local VN Express, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Do Hung Viet, disse numa conferência de imprensa que o indulto inclui nove chineses, três cidadãos do Laos, dois nacionais do Cambodja e dois norte-americanos.

A decisão coincidiu com uma visita aos Estados Unidos de To Lam, considerado a figura política mais influente do país.

Os detidos estrangeiros "cometeram crimes de homicídio, contrabando, organização de jogo e tráfico de pessoas para permanecerem ilegalmente no Vietname", disse Do Hung Viet.

O anúncio surge poucos dias após a libertação de dois conhecidos activistas da protecção do ambiente e da defesa dos direitos humanos, Hoang Thi Minh Hong e Tran Huynh Duy Thuc, respectivamente.

As autoridades recusaram-se hoje a divulgar o número total de detidos por razões políticas.

Em Agosto, o Governo referiu que cerca de 643 estrangeiros cumpriam na altura penas de prisão no Vietname.

A organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch estima que mais de 160 presos políticos estejam actualmente encarcerados no país. CQ/GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Inundações provocam morte de três soldados na Argélia

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 13h11

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+