Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

União Europeia condena lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 12 Janeiro de 2022 | 09h32
Edifício da União Europeia na cidade de Bruxelas
Edifício da União Europeia na cidade de Bruxelas
Divulgação

Bruxelas - A União Europeia (UE) condenou esta terça-feira os recentes lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, considerando estas acções uma "ameaça" à paz e segurança que "contrariam os esforços" diplomáticos para retomar o diálogo com Pyongyang.

"A UE insta a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) a cumprir as suas obrigações sob as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e evitar qualquer acção que prejudique o meio ambiente e a procurar a diplomacia e o diálogo", salientou o porta-voz do Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell.

O organismo europeu apelou para que a Coreia do Norte "responda construtivamente" à aproximação diplomática expressa pelos Estados Unidos e Coreia do Sul e a "empreender acções para a desnuclearização".

No comunicado citado pela agência EFE, a UE realça ainda que está "comprometida" com o objectivo de que Pyongyang "abandone as suas armas de destruição em massa, mísseis balísticos e seus actuais programas nucleares de forma completa, verificável e irreversível".

"Até que a RPDC cumpra as suas obrigações ao abrigo das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, a UE continuará a aplicar sanções com firmeza e a encorajar a comunidade internacional a fazer o mesmo", pode ler-se.

A Coreia do Norte lançou hoje o seu segundo míssil em apenas seis dias, seguindo as palavras do líder Kim Jong-un, que na mensagem de Ano Novo destacou a necessidade de fortalecer as defesas nacionais, sem mostrar qualquer intenção de retomar o diálogo sobre a desnuclearização.

Segundo noticiou hoje a comunicação social norte-coreana, o projéctil testado é um míssil hipersónico que atingiu um alvo localizado a "1.000 quilómetros" de distância.

O teste foi presidido pelo líder do regime que já não estava presente num exercício deste género há quase dois anos.

O jornal Rondong referiu que o míssil hipersónico "traçou" a sua trajectória após percorrer 600 quilómetros e "executou uma manobra de curva acentuada de 240 quilómetros" antes de "atingir o alvo na água a 1.000 quilómetros" do ponto de lançamento.

Os lançamentos deste mês surgem na sequência uma série de testes de armamento em 2021, que traduzem a forma como a Coreia do Norte continua a expandir as suas capacidades militares numa fase de confinamento pandémico autoimposto e de conversações nucleares estagnadas com os Estados Unidos.

O regulador norte-americano da aviação (FAA) revelou hoje que suspendeu por um breve período as actividades dos vários aeroportos na costa oeste dos Estados Unidos após o lançamento de um novo míssil pela Coreia do Norte.

"Como precaução, a FAA suspendeu temporariamente todas as partidas de certos aeroportos ao longo da costa oeste na noite de segunda-feira", referiu esta agência, em comunicado.

A suspensão de voos nos Estados Unidos foi assinalada por entusiastas da aviação, que divulgaram nas redes sociais as diversas trocas de informações entre os controladores de tráfego aéreo e pilotos de aeronaves comerciais.

As operações estiveram interrompidas por 15 minutos, embora a nota de imprensa não mencione o disparo do míssil por Pyongyang.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki admitiu implicitamente, durante uma conferência de imprensa, que as duas ocorrências estavam ligadas, quando questionada sobre a atividade da Coreia do Norte.

Os Estados Unidos condenaram também hoje o lançamento, pela Coreia do Norte, de um míssil balístico no mar oriental norte-coreano, qualificando a ação como "uma ameaça para os vizinhos e para a comunidade internacional".

Segundo um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, o míssil foi lançado às 07:27 locais de hoje e percorreu perto de 700 quilómetros a uma altitude de cerca 60 quilómetros, a uma velocidade de 3,43 quilómetros por segundo, o que equivale a 'Mach 10'.

Os mísseis hipersónicos atingem, geralmente, a velocidade de 'Mach 5'. Um porta-voz do Comando Militar de Segurança Aérea dos EUA-Canadá (Norad) disse à agência AFP que os militares não emitiram nenhum alerta após o disparo do míssil norte-coreano.

Os chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disseram que a Coreia do Norte disparou provavelmente um único míssil balístico a partir de uma área interior para o seu mar oriental.

O disparo do míssil ocorre no mesmo dia em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne, à porta fechada, para analisar as consequências dos testes com armas hipersónicas realizados pela Coreia do Norte na semana passada.

A reunião ocorre depois de seis países, incluindo os Estados Unidos e o Japão, terem pedido à Coreia do Norte que se envolva "num diálogo construtivo no sentido do objectivo comum de desnuclearização completa".





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+