Bruxelas - A União Europeia (UE) desembolsou hoje a segunda parcela do mecanismo de apoio à Ucrânia, no valor de 4,1 mil milhões de euros, após Kiev já ter recebido 16,1 mil milhões de euros, noticiou o site Notícias ao Minuto.
Na sequência da avaliação do segundo pedido de pagamento apresentado pela Ucrânia em Outubro, a Comissão Europeia concluiu hoje que a Ucrânia tinha cumprido satisfatoriamente os nove indicadores de reforma acordados.
Estas reformas abrangem domínios como a luta contra a corrupção, o ambiente empresarial, o mercado de trabalho, a política regional, o mercado da energia e a protecção do ambiente.
O mecanismo da UE para apoio à Ucrânia, no valor de 50 mil milhões de euros, sob a forma de subvenções e empréstimos para o período 2024-2027, apoia os esforços do país para manter a estabilidade macrofinanceira, promover a recuperação rápida, reconstruir e modernizar, ao mesmo tempo que implementa reformas estruturais essenciais para os progressos no sentido da adesão à UE.CS