Bruxelas - O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje 60 milhões de euros, (1 euro equivale a 972, 176 kz) para apoiar as Forças Armadas Libanesas, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, noticia o site Notícias ao Minuto.
Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que o apoio aprovado hoje vai "contribuir para fortalecer as capacidades das Forças Armadas Libanesas, permitindo-lhes, no âmbito da resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, assegurar a estabilidade" de região sul do país.
"Esta medida vai contribuir para protecção da população civil", acrescentou.
Citada no comunicado, a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, disse que o apoio hoje aprovado "é crítico" para assegurar o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Líbano.
"Os países da UE estão veementemente empenhados em apoiar as instituições estatais libanesas e em renovar a parceria com o Líbano", acrescentou a chefe da diplomacia europeia.
O actual acordo de tréguas entrou em vigor em 27 de Novembro de 2024, dois meses após uma guerra aberta entre Israel e o grupo xiita libanês pró-iraniano Hezbollah, que saiu consideravelmente enfraquecido do conflito, com a liderança em grande parte dizimada.
Nos termos do acordo, o exército libanês e as forças de manutenção da paz da ONU devem instalar-se no sul do Líbano e o exército israelita deve retirar-se no prazo de 60 dias.
O acordo prevê igualmente a retirada do Hezbollah para um raio de cerca de 30 quilómetros da fronteira israelita.
Desde o início do cessar-fogo, as duas partes têm-se acusado mutuamente de repetidas violações. MOY/AM