Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ucrânia: Nova troca de prisioneiros de guerra entre Kiev e Moscovo

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 06 Dezembro de 2022 | 17h01

Kiev - As autoridades da Rússia e da Ucrânia efectuaram esta terça-feira uma nova troca de prisioneiros de guerra, desta vez envolvendo 120 militares, indicou o assessor da Presidência ucraniana, Andrei Yermak, citado pela agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

"Esta é a melhor notícia num dia festivo, porque os heróis devem estar vivos. As nossas Forças Armadas lutam por isso, incluindo a batalha pela vida", assinalou Yermak, após precisar que "foram libertados 60 soldados ucranianos, incluindo 34 defensores de Mariupol".

A Ucrânia celebra hoje o Dia das Forças Armadas.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo confirmou a libertação de 60 militares russos detidos na Ucrânia e sublinhou que serão transferidos de avião em direcção a Moscovo "para receber tratamento e reabilitação em instituições médicas do Ministério da Defesa".

"Todos os libertados estão a receber o tratamento médico necessário e assistência psicológica", indicou a mesma fonte, citada pela agência noticiosa Interfax.

Esta nova libertação de prisioneiros de guerra segue-se a outra efectuada no passado dia 01 de Dezembro.

A ofensiva militar lançada a 24 de Fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.702 civis mortos e 10.479 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

 

 






Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PR felicita Imperador do Japão

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 12h46

IGT defende maior valorização do capital humano

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 12h43

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+