Ancara - As autoridades turcas resgataram terça-feira pelo menos 160 migrantes no Mar Egeu, acusando a Guarda Costeira Grega de empurrar os barcos para as suas águas para impedir que estes chegassem às costas gregas, segundo o site Notícias ao Minuto.
A Guarda Costeira Turca indicou que num total de 159 pessoas foram resgatadas de vários barcos localizados ao largo das costas das províncias de Canakkale, Balikesir e Mugla, de acordo com a agência noticiosa estatal turca Anatolia.
Autoridades da província noroeste de Kocaeli anunciaram também a deportação de 18 migrantes que entraram irregularmente no país, enquanto treze suspeitos de tráfico humano foram detidos segunda-feira na província oriental de Van.
A Turquia tem criticado duramente a Grécia, nos últimos anos, acusando Atenas de expulsar ilegalmente das suas águas os barcos que chegam das costas turcas.
As tensões aumentaram nos últimos meses na zona do Mediterrâneo oriental, à medida que a Grécia e a Turquia disputaram a exploração de hidrocarbonetos na zona.
Os dois países também se encontram em desacordo em torno do Chipre.