Ancara - As autoridades turcas revelaram que as equipas de busca e resgate recuperaram mais dez corpos durante a noite passada, aumentando assim para 27 o número de vítimas mortais resultante das inundações e deslizamentos de terra que atingiram o norte do país hoje (sexta-feira).
As inundações atingiram as províncias costeiras do Mar Negro de Bartin, Kastamonu, Sinop e Samsun na quarta-feira, demolindo casas, pontes e arrastando carros, conta a Associated Press.
Centenas de pessoas foram resgatadas para segurança por helicópteros, enquanto cerca de 1.700 foram retiradas das suas habitações.
Uma mulher de 80 anos ainda foi dada como desaparecida na província de Bartin, onde pelo menos 13 pessoas ficaram feridas quando uma secção de uma ponte desabou. As enchentes inundaram grande parte da cidade de Bozkurt, em Kastamonu, onde um prédio colapsou também e um segundo ficou seriamente danificado.
Cinco pontes desabaram nas inundações, enquanto outras duas ficaram danificadas, disse a Gestão de Desastres e Emergência (AFAD). Centenas de aldeias ficaram sem energia e várias estradas foram bloqueadas.
A região do Mar Negro da Turquia é frequentemente atingida por fortes chuvas e inundações repentinas. Pelo menos seis pessoas morreram nas enchentes que atingiram a província costeira de Rize, no leste do Mar Negro, o mês passado.
Especialistas referem existir poucas dúvidas de que as alterações climáticas causadas pela queima de carvão, petróleo e gás natural estejam na origem de eventos mais extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais, inundações e tempestades. Este tipo de calamidades deverão acontecer com mais frequência à medida que o planeta aquece.