Ancara - O chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, voltou, esta quarta-feira, a ameaçar invadir ilhas gregas se Atenas continuar a recusar-se a desmilitarizá-las, como exige o Governo da Turquia.
Cavusoglu, que chegou a ameaçar que as forças turcas poderiam "invadir repentinamente durante a noite", avisou que o seu Governo também poderá "desafiar a soberania" grega com diferentes estratégias.
Questionado sobre a possibilidade de realizar exercícios militares nas ilhas de Rodes e Lesbos, o governante reafirmou que "a bola ficou do lado da Grécia".
As palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros turco foram pronunciadas durante um encontro com o seu homólogo romeno, Bogdan Aurescu, no qual afirmou que "Atenas é culpada pelo aumento de tensão" entre as partes.
"A Grécia está a tomar medidas contraproducentes para a sua segurança, apesar das circunstâncias. Está a militarizar as ilhas. Por isso, não é possível ficar em silêncio sobre esta questão. É a Grécia que está a violar as regras", sublinhou o chefe da diplomacia turca.
Cavusoglu explicou referindo-se a uma recente declaração de Recep Erdogan que diz "Podem invadir a qualquer momento ilhas grgas"
Grécia e Turquia disputam desde a década de 1970 territórios no Mar Egeu, tendo aumentado a tensão nos últimos anos, apesar dos esforços diplomáticos da União Europeia, bem como da OTAN (a que ambos os países pertencem), que têm procurado evitar um confronto aberto entre os dois países.